Agronegócio

Conab oferta 18,7 mil toneladas de milho para o Programa de Vendas em Balcão

Operação beneficiará pequenos criadores que usam o produto para alimentar animais
Por:
266 acessos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), promove dia 12 de julho um leilão para a remoção de 18,7 mil toneladas de milho para atendimento ao Programa de Vendas em Balcão (PVB). Esta é a primeira operação referente à autorização do governo federal para ofertar até 160 mil toneladas do produto com objetivo de apoiar os pequenos criadores do Sul, do Nordeste e de outras regiões que usam milho na alimentação dos animais.

A autorização foi dada pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep), que também estabeleceu o limite mensal de aquisição de seis toneladas por produtor.

Os estados beneficiados serão Acre (393 t), Alagoas (2.602 t), Goiás (1.800 t), Paraíba (2.500 t), Pernambuco (1.000 t), Piauí (5.000 t), Rio Grande do Norte (1.500 t), Santa Catarina (4.000 t). Os primeiros lotes devem chegar nas unidades regionais da Conab a partir da primeira quinzena de agosto.

Só em 2016, já foram contratadas mais de 80 mil toneladas de milho removidas de outras localidades, referentes aos quantitativos aprovados pelo Ciep anteriormente. Novos leilões estão previstos para o segundo semestre, garantindo a continuidade do programa em todo o país, de acordo com a demanda.

O Vendas em Balcão permite que pequenos criadores e agroindústrias de aves, suínos, bovinos e caprinos tenham acesso, por meio da venda direta dos estoques públicos do governo, a produtos como, milho, arroz em casca, trigo e castanha. O valor de venda é calculado de acordo com o preço médio de mercado em cada região.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink