CI

Conab revê levemente sua previsão de colheita de café

A safra de café 2007/08 deve chegar a 32,6 milhões de sacas de 60 quilos


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou na sexta-feira (24-08) que a safra de café 2007/08 deve chegar a 32,6 milhões de sacas de 60 quilos, 1,7% mais que o previsto em abril, quando a estimativa apontava colheita de 32,1 milhões de sacas neste ano. As previsões do mercado, que eram de 37 milhões de sacas, começam a se aproximar dos volumes previstos pela Conab. A discrepância entre os volumes é motivo de polêmica. O presidente da estatal, Wagner Rossi, lembra que desde o começo do ano as previsões da Conab tiveram pequenas variações, o que garante a credibilidade dos números.

"Temos um corpo técnico eficiente e capacitado que tem assegurado credibilidade aos nossos levantamentos. Se verificarmos as pesquisas do mercado, elas estão cada vez mais próximas dos números da Conab", disse Rossi.

No ano passado, a produção de café chegou a 42,5 milhões de sacas. O secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Vicente Fernandes Bertone, disse que a safra menor para este ano já era esperada por causa da estiagem no fim do ano passado e pelo excesso de chuvas no início deste ano.

Bertone acredita que a menor colheita prevista para este ano deve provocar uma redução nas exportações, uma vez que é preciso assegurar o abastecimento interno. "O mercado exporta 28 milhões de sacas por ano e a expectativa é que as vendas externas caiam para 25 milhões de sacas", informou.

De acordo com a terceira estimativa da safra de café, do total de 32,6 milhões de sacas, 22,5 milhões são da variedade arábica e 10,1 milhões, robusta. Comparada à safra anterior, houve redução na produção de arábica, que chegou a 33 milhões de sacas em 2005/06. A produção de robusta será 6,3% maior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.