Conceitos de agricultura sustentável estão ultrapassados

ALIMENTAÇÃO

Conceitos de agricultura sustentável estão ultrapassados

"Dietas sustentáveis são aquelas com baixo impacto ambiental, que contribuem para a segurança alimentar e nutricional e a vida saudável das gerações presentes e futuras"
Por: -Leonardo Gottems
300 acessos

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a Comissão de Sustentabilidade do Reino Unido e outras agências das Nações Unidas chegaram à conclusão de que os conceitos de agricultura sustentável estavam ultrapassados. A afirmação foi feita durante o simpósio científico Biodiversidade e Dietas Sustentáveis: Unidos contra a Fome. 

Assim, dentre todos os organismos, surgiu a definição que estabeleceu um precedente: "Dietas sustentáveis são aquelas com baixo impacto ambiental, que contribuem para a segurança alimentar e nutricional e a vida saudável das gerações presentes e futuras". Para a proteção e o respeito da biodiversidade e dos ecossistemas, eles são culturalmente aceitáveis, economicamente justos, acessíveis, nutricionalmente adequados, seguros, saudáveis e permitem a otimização dos recursos naturais e humanos. 

Com a definição clara, o simpósio estabeleceu que, a partir de então, as empresas que queriam anunciar que recorrem a cultivos sustentáveis para elaborar seus produtos tinham que cumprir cinco requisitos essenciais. O primeiro deles é o fornecimento produtos que influenciam mercados e infraestrutura, PIB, valor agregado, emprego e termos de troca e o segundo é levar em consideração a base na emissão de gases de efeito estufa, água, biodiversidade, ecossistema marinho, eficiência de recursos, resiliência e valor estético. 

O terceiro é trabalhar marcando as condições de trabalho e padrões de ética e bem-estar animal, impacto de novas tecnologias, cultura e identidade, sabor, etc. Levar em consideração a composição de macronutrientes e micronutrientes dos alimentos ao tipo de vida e acesso e disponibilidade de alimentos e evitar o uso de produtos químicos e pesticidas, riscos à saúde ambiental ou doenças ligadas à agricultura. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink