CI

Concurso aponta melhor úbere no Noroeste gaúcho

da quantidade e da qualidade do leite em quatro ordenhas, o concurso avaliou a morfologia


O 27º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, encerrado neste domingo (26), em Santa Rosa, Noroeste do Estado, conheceu os animais vencedores de um concurso inédito: o Úbere de Ouro. Além da quantidade e da qualidade do leite em quatro ordenhas, o concurso avaliou a morfologia.

As 19 vacas Holandês e Jersey competiram nas categorias Jovem e Adulta da cada raça. Na Holandês, a grande campeã, que recebeu o título de Úbere de Ouro, foi a vaca adulta Gregory 70 Bela Hoja Emory, da Granja Gregory, de Sede Nova. O ventre produziu 66,49 quilos de leite e 10% de sólidos. Na categoria Jovem da raça, o Úbere de Ouro foi para Bickel 206 Chica HI Metro Hillcrest, da Cabanha Santa Clara, de Humaitá. O animal produziu 62,62 quilos de leite e 18% de sólidos.

Na raça Jersey, a fêmea adulta Úbere de Ouro foi Gema Bagagem Querência Saber-Té, da parceria entre as cabanhas Gema e Cappellari, ambas de Santa Rosa. O animal produziu 39,48 quilos de leite e 15% de sólidos. Entre as jovens, venceu Gema Divisa Amora Chairman, com 33 quilos de leite e 14% de sólidos, parceria das mesmas cabanhas.

Segundo o veterinário Edson Kurtz, coordenador do concurso, a disputa premia vacas completas. Kurtz afirma que o concurso, que avalia este tripé da produção leiteira, é inédito no Brasil. O veterinário explicou ainda que nos três dias de avaliação dos animais, o que mais surpreendeu foi a qualidade do leite produzido pelas fêmeas em competição. "Isto pode ser resultado da atenção especial que o produtor desta região tem dado à produção leiteira local", explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.