CI

Concurso de carcaças Angus do Frigorífico Verdi ocorre no dia 3 de dezembro

concurso de carcaças Angus do Frigorífico Verdi será realizado no dia 3 de dezembro em novo formato


Foto: Divulgação

Visando estimular a produção de animais com padrões de qualidade exigidos pela indústria e mostrar o potencial da raça Angus para a produção de carne de excelência, o concurso de carcaças Angus do Frigorífico Verdi será realizado no dia 3 de dezembro em novo formato. Em função da pandemia, somente o corpo técnico da Angus estará realizando as avaliações presencialmente na unidade de Pouso Redondo (SC).

Produtores e demais interessados poderão assistir o evento virtualmente através de plataforma que será divulgada em breve nas redes sociais da Associação Brasileira de Angus e do Frigorífico Verdi. Apesar das mudanças, a expectativa, segundo a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, é que 250 animais Angus e cruza Angus integrem essa edição do concurso catarinense. Para participar, os produtores podem inscrever seus lotes até o dia 02/12 pelos telefones (55) 99908-0574 - Gabriela Menezes, certificadora da Angus - e (47) 99968-3050 - Ariel Verdi.

Para Ana Doralina, o concurso busca destacar carcaças com excelente acabamento, marmoreio, conformação, padrão racial e sanidade. “Nosso objetivo é reconhecer o trabalho realizado pelos produtores em seus animais. Além, é claro, de mostrar os resultados da utilização da raça Angus em diferentes sistemas com a produção de animais extremamente jovens, carcaças bem acabadas e cortes de alta qualidade que serão entregues à indústria e, posteriormente, ao consumidor final”, declara.

Os lotes inscritos devem ter no mínimo 10 animais. Os que apresentarem número menor serão desclassificados e os que tiverem maior quantidade terão considerados os 10 melhores animais. Serão aceitos animais Angus ou Red Angus castrados com até quatro dentes, cruzamentos com raças europeias e zebuínas, além de machos inteiros somente dente de leite. Os animais serão divididos em duas categorias: machos e fêmeas. As avaliações serão comandadas por técnicos do Programa Carne Angus e profissionais do Frigorífico Verdi.

De acordo com Gabriela Menezes, técnica em controle de qualidade na unidade do Frigorífico Verdi, em Pouso Redondo, a equipe do concurso estava apreensiva com a realização do evento por causa da pandemia, entretanto, houve grande demanda por parte dos produtores. “Nos outros anos, contamos com a participação dos produtores para acompanhar os seus lotes e os resultados, mas devido a pandemia, nesse ano, isso não será possível. Então, atendendo aos pedidos dos produtores e pensando sempre em incentivar a raça, o evento será realizado com uma expectativa maior ainda. Em um ano muito crítico para todos, a pecuária ainda segue firme e crescente.”  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.