CI

Concurso de Qualidade do Leite é lançado em Alagoas

Projeto tem como propósito melhorar a produção no estado e estimular a competitividade


Projeto tem como propósito melhorar a produção no estado e estimular a competitividade

Maceió - Com o objetivo de trazer para o estado o desenvolvimento no campo das atividades de agronegócios, Alagoas realiza mais uma edição da Exposição Agropecuária e Produtos Derivados – Expoagro 2012. Na noite dessa terça-feira (23), além da feira de produtos, palestras, julgamentos e leilão de animais, o evento foi palco do lançamento do 1º Concurso Alagoano da Qualidade do Leite – Qualileite, realizado no estande do Sebrae.


O objetivo do concurso é selecionar e premiar as melhores práticas para produção de leite de qualidade, vindo dos pequenos produtores com atividade em Alagoas, estimulando-os a atender os requisitos da Instrução Normativa 62 (IN 62), divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e que prevê a diminuição da contagem bacteriana no leite.

O prêmio é dividido em duas categorias: individual, que contempla o pequeno produtor que concorrerá com amostras exclusivas de sua produção; e tanque comunitário, que abrange o conjunto de pequenos empreendedores vinculados a uma pessoa jurídica (associação, cooperativa, etc.), que concorrerá com amostras de leite extraídas do tanque coletivo.

A premiação é atrativa para os produtores, com valores em dinheiro que variam de R$ 12 mil até R$ 8 mil. De acordo com Marcos Fontes, analista de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae em Alagoas e coordenador do concurso, melhorar a qualidade do leite tem sido um desafio no Brasil. Ele explica que se considerarmos o histórico do produto nos últimos 30 anos, percebe-se um aumento na produção e no consumo.

“Por isso, temos dois caminhos a seguir: aumentar o consumo per capita e exportar nossa produção; para a segunda opção é fundamental que aqueles que praticam essa atividade agrícola aumentem a fabricação, e que o custo do leite seja igual ou inferior a 30 centavos de dólar. A qualidade do produto também deve estar de acordo com a IN 62”, explica Marcos.

Valorização

“As lideranças políticas estão entendendo, cada vez mais, quão importante é esse setor para a economia do estado. O concurso é mais um incentivo para que a população alagoana entenda a importância do consumo de um produto vindo do próprio estado, mas ele precisa ser de qualidade. Por isso, paralela à competição, é importante que os produtores recebam assistência e sejam capacitados para elevar a qualidade da sua atividade”, afirma Álvaro Almeida, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Alagoas.


“Esse projeto, além de representar a crescente valorização do setor no estado, vem para despertar a competitividade, a concorrência sadia e a troca de bons exemplos entre os produtores; para eles, é aprendizado e aperfeiçoamento. O concurso representa uma associação de ideias, uma institucionalização no que diz respeito ao crescimento dos agronegócios em Alagoas. O governo, particularmente, tem dado atenção e pretende continuar investindo nos segmentos de ovinocaprinocultura e pecuária leiteira, porque eles têm safra o ano inteiro, empregam muita gente e envolvem toda a família no crescimento do estado”, completa o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Junior.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de novembro, após a publicação do edital nos jornais, que também estará disponível no site www.al.sebrae.com.br. Mais informações pelos telefones (82) 4009-1746/1735.

O 1º Concurso Alagoano da Qualidade do Leite – Qualileite é uma realização do Sebrae, em parceria com o Governo do Estado, através das Secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e é uma ação do Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.