CI

Concurso vai eleger melhores soluções biológicas

Iniciativa deve revelar ganhadores na AgroBrasília de 2021


Foto: Arquivo

O mercado de produtos biológicos cresce em ritmo acelerado e a produção de biodefensivos para controle de pragas e doenças na lavoura é uma realidade no país. Em 2018 o crescimento foi de 77%. Em 2019 o mercado global de biodefensivos ultrapassou vendas na casa de US$ 4 bilhões  e em 2020 o mercado de controle biológico no Brasil deve crescer de 20% a 25%, ultrapassando a expectativa de 17% para o mercado global. Além disso, o crescimento com o faturamento dos produtos biológicos de controle, que deve alcançar mais de US$5 bilhões no mundo. 

De olho nessas oportunidades, em uma agricultura eficiente e sustentável, a AgroBrasília, Feira Internacional do Cerrado, lançou o desafio Inova AgroBrasília. A iniciativa abre os preparativos para a feira em 2021 e vai premiar três melhores soluções de controle biológico. 

O concurso é voltado para empresários, acadêmicos ou empreendedores que tragam ideias inovadoras em produtos, processos ou serviços, com o requisito de serem voltadas ao controle biológico. 

VEJA: Biológicos crescem em ritmo acelerado

VEJA: O que reservam ao Brasil os bioinsumos?

O concurso terá três fases: inscrições e homologação, classificação de até dez propostas, e a competição em si. Dessas etapas, apenas a competição será presencial, mas poderá ser adaptada a um formato virtual caso o cenário da pandemia ainda persista em 2021. As inscrições são gratuitas e serão divulgadas em breve. 

“Algumas décadas atrás, a inovação era tida como invenção. Hoje, o conceito de inovação refere-se também à adoção do que foi inventado. Brasília é uma cidade que tem em seu DNA esse conceito. Queremos trazer para cá um ecossistema de inovação forte. E, daqui, irradiá-lo para o Brasil”, afirmou o Coordenador de Inovação Digital da Embrapa, Ricardo Fonseca Araújo.

O concurso é realizado pela Coopa-DF, Emater-DF, Embrapa, Secretaria de Agricultura do DF, entre outras entidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.