CI

Condições climáticas afetam a produção de soja e milho no TO

A partir de abril às condições climáticas devem normalizar, trazendo mais tranquilidade aos produtores


Foto: Canva

O Tocantins enfrenta desafios na produção de grãos devido às condições climáticas, conforme relatórios do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgados recentemente. Com o El Niño perdendo força, a expectativa é que abril traga uma normalidade climática, o que é visto como um alívio para os agricultores, conforme informações do Governo do Tocantins.

Nesta safra, houve um aumento significativo na área de plantio de soja, saltando de 1,32 milhão de hectares na safra 2022/2023 para mais de 1,47 milhão de hectares na safra atual 2023/2024. No entanto, dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sugerem uma produção menor, atribuída em grande parte à ampliação da janela de plantio, o que pode resultar em rendimentos reduzidos.

Thadeu Teixeira Júnior, engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), destaca que as previsões de armazenamento de água no solo estão em níveis satisfatórios para o plantio da segunda safra, considerando uma capacidade de 100mm. No entanto, a extensão da janela de plantio da soja pode impulsionar o cultivo de outras culturas, como gergelim e sorgo, em detrimento da área destinada ao milho segunda safra.

Para a região Norte do estado, espera-se um volume maior de produção, exigindo dos produtores atenção especial às condições de solo e fitossanitárias para a colheita da soja e o plantio da segunda safra.

Em termos gerais, a safra 2023/2024 de grãos deve apresentar uma queda em relação ao ciclo anterior, interrompendo uma tendência de crescimento dos últimos anos, ressalta Thadeu Teixeira Júnior. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.