CI

EUA: condições do milho um pouco piores do que o normal

O milho está em boa forma no início da estação de crescimento, mas as condições iniciais sugerem que a safra ainda deve se prova


Foto: Pixabay

O milho norte-americano está em boa forma no início da estação de crescimento, mas as condições iniciais de saúde sugerem que a safra ainda deve se provar, especialmente devido à previsão de seca à frente. A agência de estatísticas do Departamento de Agricultura dos EUA colocou na terça-feira 69% do milho dos Estados Unidos em condição boa a excelente (GE) no domingo, as primeiras classificações de milho da temporada e abaixo das expectativas do mercado de 71%.

Essa é a classificação inicial de milho mais baixa desde 59% GE em 2019 e abaixo da média de cinco anos de 71%. O momento das condições iniciais do milho depende da emergência e se estendeu de 24 de maio a 9 de junho nos últimos cinco anos.

Desde que as condições da safra começaram em 1986, todos, exceto um dos fortes rendimentos de milho dos EUA, coincidiram com classificações iniciais acima de 70% GE. A exceção é 2017, quando os 65% iniciais não previram o eventual resultado recorde, e as avaliações nunca melhoraram materialmente com o decorrer do verão.

Classificações de colheita mais altas nem sempre levaram ao sucesso. As recentes condições de seca provocaram comparações com o ano de seca de 2012 e, embora o milho tenha começado com 77% de GE naquele ano, o calor extremo e a seca reduziram a produtividade em um quarto.

O milho ainda era 63% transgênico em meados de junho de 2012, mas passou para 31% um mês depois. A maior classificação inicial de milho de 81% em 1991 precedeu uma safra muito ruim, pois os meses críticos de julho e agosto foram muito secos.

A seca no Cinturão do Milho ocidental reduziu a produtividade no ano passado, apesar do início em 73% GE, e a produtividade recorde de 2021 começou com uma pontuação de 76%. As condições deste ano podem diminuir na próxima semana, devido ao clima quente e seco esperado para esta semana, mas uma possível mudança de padrão em meados de junho pode trazer algum alívio para mudar o jogo.

No domingo, o milho em Iowa era 77% GE, Illinois 69%, Indiana 72% e Nebraska 62%. Todos estão abaixo das pontuações iniciais de 2022, que foram emitidas uma semana depois deste ano. Nebraska e Illinois estão 13 e 12 pontos percentuais abaixo dos números iniciais do ano passado, respectivamente.

No entanto, Minnesota com 80% da GE está 20 pontos à frente do ano passado e os 81% de Ohio subiram 11 pontos.

O milho dos EUA estava 72% emergido no domingo, à frente da média de cinco anos da data de 63%. Individualmente, o surgimento está à frente da média recente em todos os principais estados, exceto Dakota do Norte, com 19%, atrás da média de 27%, mas à frente dos 6% do ano anterior.

A soja estava 56% emergida, permitindo que os primeiros resultados de condição fossem divulgados na próxima semana. A média de cinco anos para as condições iniciais da soja é de 67% GE com uma baixa de 54% em 2019 e uma alta de 75% em 2018. O feijão começou em 70% em 2022.

Karen Braun é analista de mercado da Reuters.*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.