CI

Condições dos pomares de citros do Rio Grande do Sul

Colheita de variedades precoces de citros


Foto: Seane Lennon

O Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (11/04) pela Emater/RS-Ascar, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), revela o panorama dos pomares de citros em diferentes regiões do estado.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, em São Gabriel, os pomares de bergamota e laranja estão recebendo tratos culturais e mostram boas condições após perderem muitos frutos devido às chuvas intensas na primavera e início do verão. A colheita de bergamota está em fase inicial, com 5% da área colhida e 10% dos pomares com frutas maduras.

Em Erechim, as variedades precoces de laranja e bergamota estão sendo colhidas. Além disso, há colheita de limão Tahiti em pequena área regional, com o preço do quilo a R$ 2,00.

Na região de Frederico Westphalen, laranjas de ciclo precoce das variedades Bahia, Iapar 73 e Salustiana estão em início de colheita, embora enfrentem um intenso ataque de mosca-das-frutas. Apesar de apresentarem pouco suco no início da safra, a demanda por essas frutas é alta.

Em Santa Rosa, a carga de frutos é baixa devido ao excesso de chuva e granizo em novembro. As plantas estão sendo afetadas por diversas doenças como ácaro-da-leprose, cancro e verrugose, além de pragas como pulgão, cochonilha e larva-minadora. No entanto, bergamotas Satsuma e Okitzu, laranjas do céu, umbigo Bahia e Cara-cara já estão prontas para a colheita.

Na região de Soledade, a colheita de bergamotas Okitsu está chegando ao fim, com uma produção menor devido à queda de frutos e perda de qualidade causada pelo ataque de mosca-das-frutas. Outras espécies de citros ainda estão em fase de formação de frutos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.