CI

Conexão Ciência apresenta cultivar de melão para o semiárido

Alta produtividade, precocidade no cultivo, casca espessa e rugosa são algumas das características da nova cultivar


Foto: Pixabay

Alta produtividade, precocidade no cultivo, resistência ao oídio, casca espessa e rugosa são algumas das características da nova cultivar de melão amarelo BRS Anton, listadas pelo pesquisador Valter Rodrigues, da Embrapa Hortaliças, em entrevista ao Conexão Ciência. Desenvolvido para o Vale do São Francisco, a variedade é uma opção para pequenos e médios produtores rurais da região. A ideia, segundo o pesquisador, é contribuir para a competitividade e sustentabilidade dessa localidade.

Além das características mencionadas acima, Rodrigues ressaltou a uniformidade de maturação e frutificação. “Os frutos se concentram em maturação, ou seja, os frutos completamente maduros não se misturam aos frutos ainda muito verdes”, explicou. Outro destaque é a tolerância do fruto ao armazenamento de baixa temperatura. “A cadeia do frio é uma necessidade quando se pensa em mercados localizados a longas distâncias das áreas de produção, para os quais normalmente o transporte precisa ser feito em condições refrigeradas.”

No que diz respeito à resistência ao oídio, o pesquisador comentou que se trata de uma doença problemática na região Nordeste por causar vários danos ao melão. “A incorporação dessa característica à BRS Anton é bastante positiva porque dá ao produtor uma tranquilidade maior na condução da lavoura.”

Rodrigues também apresentou o panorama da produção do melão no Brasil, explicou os tipos de melão existentes e os mais importantes para a produção nacional e deu dicas de como escolher um melão doce e saboroso na feira. Além disso, comentou sobre a página na internet “Hortaliça não é só salada”, onde o consumidor aprende a consumir de forma consciente e evitar o desperdício, sem contar com as várias receitas disponíveis, não somente com melão, mas com diversas outras hortaliças. Confira aqui a entrevista na íntegra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.