Conferências de Ater focam Semiárido como desafio no RN
CI
Agronegócio

Conferências de Ater focam Semiárido como desafio no RN

Conferência Estadual encerra a série de eventos, nos dias 15 e 16 de março
Por:
A partir dessa terça-feira (14), uma maratona de oito conferências territoriais e uma conferência estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural estão sendo articuladas pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Norte, em conjunto com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS), a Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca (SAPE) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN). A Conferência Estadual encerra a série de eventos, nos dias 15 e 16 de março.

As conferências fazem parte do processo que culminará com a I Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar (1ª CNATER) que acontece de 23 a 26 de abril, em Brasília (DF), com o tema: Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural.

Todo este processo de consulta à sociedade civil ocorre num momento em que se reestrutura todo o sistema de Ater no país, tendo como ponto de partida a Lei 12.188/2010, que define a Política Nacional de Assistência Técnica.

As conferências têm como objetivo debater o papel da assistência técnica e propor diretrizes para a política nacional de Ater. No que toca às questões específicas do Rio Grande do Norte, o papel da Ater é imperiosa para o desenvolvimento da agricultura familiar, principalmente em se tratando de um Estado que tem grande parte de sua geografia encravada no semiárido, caracterizada pela irregularidade pluviométrica.

Os debates nas conferências serão divididos em cinco eixos: Ater e o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater; e Metodologias e Abordagens de Extensão Rural.

Confira os locais e datas das conferências:

TERRITÓRIO

DATA

MUNICÍPIO

LOCAL

Potengí

14/02

São Paulo do Potengi

Sec. Municipal de Educação

Mato Grande e Sertão Central Litoral Norte

16/02

João Câmara

IFRN

Terras dos Potiguaras/ Agreste Litoral Sul

27/02

São José do Mipibú

CENTERN

Trairí

28/02

Santa Cruz

SEBRAE

Seridó

29/02

Caicó

IFRN

Alto Oeste

02/03

Pau dos Ferros

UERN

Sertão do Apodi

06/03

Apodi

IFRN

Assu/Mossoró

07/03

Mossoró

UFERSA

I CONFERENCIA ESTADUAL DE ATER

15e16/03

Natal

A definir.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.