CI

Confira a programação da Casa da Tecnologia na 33ª Expointer

Entre os temas, o fenômeno La Niña, causador da estiagem que preocupa agricultores e pecuaristas


A partir desta segunda-feira (30), a Casa da Tecnologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) dá início à programação de palestras, oficinas, debates e lançamentos de produtos na 33ª Expointer, realizada de 28 de agosto a 5 de setembro no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). Entre os temas, o fenômeno La Niña, causador da estiagem que preocupa agricultores e pecuaristas, a legislação brasileira de rastreabilidade bovina, o sabor da carne ovina gaúcha e o Plano Agrícola e Pecuário 2010-2011.

Na segunda-feira, será realizada uma reunião da Agência de Transferência de Tecnologia na Região Sul, a partir das 10h, coordenada por Nilton Jacondino, da Embrapa Clima Temperado, encontro que prosseguirá à tarde e no dia seguinte. O coordenador de Políticas Setoriais da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, João Cláudio Souza, faz palestra sobre o tema: “Mecanismos de Financiamento e Estímulo à Produção Sustentável do Agronegócio” às 11h. Uma degustação de arroz carreteiro preparado com a cultivar BRS Pampa será oferecida às 17h.

Na terça-feira (31), a partir das 9h, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Sérgio Gonzaga, coordena uma oficina de preparo de carne ovina e um painel sensorial de carnes da região do Alto Camaquã, formada pelos municípios gaúchos de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista.

“La Niña e Tendência Climática da Primavera/Verão” é o tema da primeira palestra da quarta-feira (1º), que será ministrada a partir das 9h por Solismar Prestes, chefe do Distrito de Meteorologia do Rio Grande do Sul do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Às 11h, o diretor de Economia Agrícola da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, Wilson de Araújo, aborda o Plano Agrícola e Pecuário 2010-2011. A partir das 14h, o Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA promoverá um encontro sobre a qualidade dos insumos agropecuários. E às 20h, no Auditório da Farsul, o diretor executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa, Kepler Euclides Filho, fará a entrega do prêmio Top in Life de melhoramento genético, da Associação Brasileira de Hereford e Braford, a dois criadores.

Na quinta-feira (2), Naor Luna, da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, coordena reunião técnica para a análise da legislação brasileira de rastreabilidade bovina frente às exigências dos consumidores, às 9h. Às 14h, o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários faz reunião, com a coordenação do delegado sindical no Rio Grande do Sul, José Luiz Castilhos. Às 14h30, George Simon, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do MAPA, coordena reunião sobre certificação de oliveiras. Às 15h, Kepler Euclides Filho se reúne com os chefes das unidades descentralizadas da Embrapa no Rio Grande do Sul.

Ainda na quinta-feira, às 17h30, a Embrapa promove a solenidade de lançamento de tecnologias e a assinatura de contratos e convênios. Serão lançados a plataforma portátil de pesagem de bovinos, a cultivar de trigo BRS 327, o citrus Ortanique, o calcário de xisto, o processo de fabricação do etanol lignocelulósico e uma publicação sobre a cultura macieira no Rio Grande do Sul. E às 21h, o diretor de executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa receberá o prêmio “Destaque A Granja do Ano 2010”, na categoria “Pesquisa Agropecuária”.

Na sexta-feira (3), às 11h, o coordenador geral de análises econômicas da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, Marcelo Guimarães, faz a palestra “Visão Econômica do Agronegócio”. Às 16h, os visitantes poderão degustar o novo citros Ortanique.

As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.