CI

Confira os vencedores da 7ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Juara

425 animais, de 7 pecuaristas, participaram da 7ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade


Foto: Pixabay

425 animais, de 7 pecuaristas, participaram da 7ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 12 e 13 de julho, em Juara (MT). Foram avaliados 163 machos e 262 fêmeas. Como destaque, observaram-se animais jovens e pesados, além de fêmeas com ótimo acabamento de gordura. O Circuito é promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Em MT, a iniciativa tem correalização da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). O Circuito tem apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“Os pecuaristas que participaram da etapa de Juara levaram ótimos animais. 74% dos machos tinham até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade), sendo 20% com dentição de leite (menos de 2 anos de idade). Todos os machos pesaram mais de 18 arrobas, o que é excelente. 23% deles pesaram acima de 25 arrobas, o que levou à média de 23,4 arrobas. 43% dos animais possuíam cobertura de gordura mediana”, informa André Locateli, gerente executivo da ACNB.

O vencedor da Medalha de Ouro no Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos foi Edmilson Manoel Ettore de Queiroz, da Fazenda Boi Gordo (Juína/MT).

“O Circuito é muito importante para nós. Ser premiado com a Medalha de Ouro é mais ainda. Estamos agradecidos pela iniciativa da ACNB em promover essas avaliações e divulgar as práticas de produção. Além disso, podemos usar como parâmetro ao comparar com o trabalho dos outros pecuaristas. Ficar em 1º lugar na etapa nos deixa muito realizados e com a certeza de que estamos fazendo um bom trabalho”, destaca Edmilson.

Magno Alexandre Gaia, do Confinamento Ramax (Novo Horizonte do Norte/MT), foi premiado com a Medalha de Prata. Aldo Rezende Rezende Telles, da Fazenda Brejeiro (Brasnorte/MT), recebeu a Medalha de Bronze pelo terceiro lugar.

“73% das fêmeas possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade), sendo 23% com dentição de leite (menos de 2 anos de idade). 93,5% delas pesaram mais de 14 arrobas. Além disso, 88,5% apresentaram cobertura de gordura mediana”, completa Locateli.

Magno Alexandre Gaia, do Confinamento Ramax (Novo Horizonte do Norte/MT), medalhista de Prata entre os machos, foi o primeiro colocado no Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas e recebeu a Medalha de Ouro.

“O prêmio confirma o trabalho que a família Ramax tem feito de gestão, cuidado, dieta e manejo. Investimos alto em qualidade, além da equipe, que é sensacional. Os colaboradores e o pessoal da gestão merecem os parabéns pelo empenho. A vitória é de cada um deles. Temos pessoas especiais que cuidam de tudo” afirma Magno.

Aldo Rezende Telles, da Fazenda Brejeiro (Brasnorte/MT), e João Alberto Conte, da Fazenda Bacuri (Juara/MT), receberam as medalhas de Prata e Bronze, respectivamente.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.