CI

Conheça a soja tolerante às variações climáticas

Variedade foi apresentada na Bahia Farm Show 2019


Foto: Marcel Oliveira

A Embrapa Cerrados lançou, durante a 15ª Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA), a cultivar de soja BRS 8980 IPRO que apresenta tolerância às variações climáticas e com potencial para atingir altas produtividades mesmo em regiões com ocorrência de veranicos frequentes. Esses curtos períodos de estiagem durante a época de chuvas prejudicam o desenvolvimento da soja, causando prejuízos aos agricultores. 

A nova variedade é indicada para a região do Matopiba, onde há falta de água. O sistema radicular é profundo e por isso a planta acessa as águas que estão no fundo do solo, compensando o estresse hídrico. Os testes foram desenvolvidos durante cinco anos, em parceria com a Fundação Bahia.

Ainda pode-se destacar a resistência da cultivar aos nematoides de galhas, que são naturais nos solos brasileiros, e aos nematoides de cisto. Conheça a nova cultivar na entrevista com o pesquisador da Embrapa Cerrados, Geraldo Carneiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.