CI

Conheça marmelo, a fruta do outono

É protagonista da culinária argentina e com benefícios nutricionais


Foto: Pixabay

O marmelo é uma fruta nativa da Ásia (Pérsia e Anatólia) cujo doce é muito popular entre os consumidores, já que costuma ser usado em diversos tipos de preparações. Típico de outono é rico em nutrientes como as vitaminas A, B e C, também em minerais e pobre em gorduras, por isso é muito benéfico para a saúde. Ao contrário da maioria das frutas, em geral não é consumido cru devido ao seu sabor amargo e ácido, porém é primoroso quando preparado assado, cozido, confitado, em molho ou em compotas.

Na Argentina é uma cultura cuja importância econômica se concentra em certas áreas onde há industrialização. Quase toda a produção é destinada à elaboração de compotas, geleias ou para dar sabor à preparações.

As variedades mais cultivadas no país são Champion e Smyrna. O primeiro é de origem turca, com frutos grandes, amarelo-ouro e muito aromáticos, polpa amarela tenra, de excelente qualidade. O segundo apresenta também frutos grandes mas de cor bastante esverdeada amarelada, com polpa tenra e um perfume delicado.

Mendoza é a principal província produtora desta cultura. San Juan, Catamarca , Río Negro e La Rioja são também importantes zonas produtoras de marmelos. Na província de Buenos Aires, o marmelo é cultivado principalmente na região próxima ao Delta do Rio Paraná , pois tolera bem o excesso de água no solo.

O marmelo é uma fruta que pode ser afetada por insetos, fungos e bactérias. Na Argentina, as principais pragas associadas a esta cultura são a mosca-das-frutas e a carpocapsa, um tipo de mariposa. 

A agência de saúde argentina oferece algumas recomendações para que os consumidores façam uma boa escolha de marmelos, saibam o que fazer com sua árvore e aprendam a cuidar da produção nacional:

- Opte por frutas com casca amarelada e intacta, sem saliências ou hematomas .

- Quem possui um marmeleiro não deixa frutos no chão, pois pode favorecer o desenvolvimento de diversas pragas. O excedente de frutas é uma excelente opção para o preparo de doces e geléias .

- Quem viaja para a região da Patagônia, Mendoza ou San Juan evita levar esta fruta porque pode comprometer o estado sanitário dessas áreas protegidas com relação à mosca-das-frutas, uma das pragas economicamente mais importantes para a produção de frutas e vegetais na Argentina devido à os danos que produz na fruta e as perdas econômicas associadas .

- Em suma, sugere-se aproveitar a fórmula desta temporada de outono e escolher esta fruta nobre, que graças aos controles chega às mesas de consumo acompanhada da segurança, qualidade e saúde correspondente.

No Brasil a fruta se adaptou bem à altitude e o clima ameno da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. A árvore dá frutos uma vez por ano. Apenas 17 municípios em todo o Brasil produziram marmelo comercialmente neste ano, destacando-se os municípios de Cidade Ocidental no estado de Goiás, e os municípios mineiros de São João do Paraíso, Marmelópolis e Itacambira. Da fruta sai a famosa marmelada, doce muito apreciado. Os maiores produtores da fruta no mundo são: Turquia, China, Marrocos, Argentina, Irã, Peru, Uruguai e Chile.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.