CI

Conhecidos os vencedores das etapas de Viçosa e Lavras do Ideas for Milk

Magis Coleta, da startup Magistech Sistemas Ltda e o sistema Meu Leite, foram os vencedores das etapas locais de Viçosa e Lavras do desafio de Starups


Magis Coleta, da startup Magistech Sistemas Ltda e o sistema Meu Leite, foram os vencedores das etapas locais de Viçosa e Lavras do desafio de Starups, realizadas respectivamente nos dias 22 e 23. A Magistech Sistemas está no mercado lácteo com soluções em TI e consultorias diversas há mais de 12 anos. Já a equipe Meu Leite é formada por um grupo de alunas de Medicina Veterinária da UFLA. Amanhã, dia 25, será realizada a final local de Porto Alegre (RS), na PUC. As finais estão sendo transmitidas ao vivo pela Repileite.

A solução Magis Coleta consiste em desenvolver um aplicativo móvel, para realizar o registro de dados na captação de leite, que funcione em tablets e/ou smartphones com sistema operacional Android, e um software web para cadastros e emissão de relatórios gerenciais. A solução tem por objetivo proporcionar às indústrias de laticínios a automatização da captação, reduzindo custos, evitando fraudes e aumentando a confiabilidade no registro dos dados, que passam a ser realizados diretamente pelo transportador in loco, diferentemente dos métodos utilizados atualmente pelas indústrias.

O Sistema Meu Leite tem como foco fortalecer as relações entre os segmentos da cadeia produtiva do leite: consumidor, varejista, indústria e produtor. Consiste em um aplicativo de um sistema de informação criado para que o consumidor consiga, no momento da compra ou consumo de leite e/ou derivados, rastrear informações das fazendas produtoras e laticínios. O mesmo aplicativo atende também a produtores, que conseguirão determinar onde o seu leite ou derivado está sendo comercializado. A ferramenta pode ainda facilitar a interação entre laticínios e consumidores utilizando sistema de divulgação dos produtos, locais de compra e contato direto através do aplicativo.

De acordo com o professor Marcos Rodrigues de Mattos, da Equipe Meu Leite, que estuda a cadeia leiteira há mais de 15 anos, o aplicativo vai resolver a falta de comunicação entre os principais integrantes da cadeia produtiva do leite (produtor, indústria, varejo e consumidor). "Um cenário repleto de escândalos relativos a fraudes e adulterações de leite e derivados, de informações equivocadas a respeito da qualidade e benefícios do consumo de lácteos e da falta de informações e de uma fonte rápida e confiável a respeito da produção e industrialização do leite, proporcionou descredibilidade à cadeia produtiva. Nossa proposta visa estabelecer um canal de comunicação rápido e fácil, onde o consumidor poderá conhecer a origem do seu produto lácteo, saber de suas características e possíveis diferenciais tanto da indústria quanto das unidades produtoras de leite que o abastecem", detalhou.

José Geraldo Paiva, da Magistech aponta como principal benefício do Magis Coleta à indústria láctea a possibilidade de tornar o processo de captação de leite mais eficiente, no sentido de ser mais barato e assertivo. A eficiência dos controles é otimizada, diminuindo ou eliminando a necessidade de mão de obra envolvida na digitação dos registros de entrada, assim como os erros que podem ser tanto involuntários, quanto voluntários, além de melhorar os apontamentos de atesto no processo de captação. "A solução é bastante prática e simples de usar, sendo que basta o usuário do aplicativo já ter noções básicas do funcionamento de um smartphone Android, para conseguir usar a solução com extrema facilidade", afirmou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.