Conselho Agropecuário do Sul visa região como potência agrícola mundial
CI
Agronegócio

Conselho Agropecuário do Sul visa região como potência agrícola mundial

Conselho apresenta-se como um fórum de consulta e coordenação das ações dos países membros
Punta Del Este, Uruguai - IICA atua como secretaria técnica administrativa da cooperação técnica do Conselho
Acontece dia 30 de outubro, em Punta Del Este, Uruguai, a Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), um ponto de encontro dos ministros de agricultura dos países Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Criado em 2003, o Conselho apresenta-se como um fórum de consulta e coordenação das ações dos países membros. Seu estatuto prevê uma presidência rotativa, com duração de um ano, atualmente ocupada por Norberto Yauhar, titular de agricultura da Argentina, e uma secretaria técnico-administrativa nas instalações do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).


Os temas em destaque estão o desenvolvimento dos países membros do conselho e as ações para ampliar a posição regional em negociações internacionais e as relações comerciais com especial ênfase na China, assunto que foi discutido na reunião anterior do Conselho em Santiago do Chile.

Segundo o Ministério da Agricultura do Brasil (MAPA), participam desse encontro uma missão brasileira composta pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, os secretários de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, e de Política Agrícola Interino, Edilson Guimarães, e o presidente da Embrapa, Maurício Lopes.


Confêrencia Global

Também em Punta Del Este, acontecerá entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2012, a II Conferência Global de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (GCARD II).

A reunião terá foco na previsão e parceria para a inovação e o impacto na vida dos pequenos agricultores. Com isso, a Conferência se configura em uma excelente plataforma para construir cooperação entre as agendas do futuro e planejar ações conjuntas entre os grupos de interesse.

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) estará presente com a participação de uma comitiva liderada pelo Diretor Geral do Instituto, Víctor M. Villalobos. Compõem a delegação James French, Diretor de Liderança Técnica e Gestão do Conhecimento do IICA; e o Representante do IICA no Brasil, Manuel Otero.


Mais informações: http://www.gcard2012.uy/espanol ou http://www.egfar.org/gcard-2012

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink