CI

Conselho da CNA define chapas neste mês

Deve ser marcada neste mês a reunião do Conselho de Representante da Confederação da Agricultura e Pecuária


Deve ser marcada neste mês a reunião do Conselho de Representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), composto pelos 27 presidentes das federações estaduais, onde serão apresentadas as chapas e definida a data da próxima eleição. A nova diretoria comandará uma das mais poderosas entidades do setor no próximo triênio. A oficialização das chaves tem de ocorrer até julho. Todos os presidentes de federação podem se candidatar ao pleito, que acontece em outubro. Após três mandatos, o atual presidente Antônio Ernesto de Salvo não concorre à reeleição.

Extra-oficialmente, a disputa envolve o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, Gilvan Viana Rodrigues; e o presidente da Federação da Agricultura de São Paulo, Fábio de Salles Meirelles. Há possibilidade de uma chapa de consenso entre Sperotto e Meirelles, que buscam votos para definir quem encabeçaria a chave. Até a definição da eleição da CNA fica suspensa a discussão do processo sucessório na Farsul, cuja votação tem de ocorrer entre 20 de dezembro e 20 de janeiro de 2006. Numa reunião este mês, em Porto Alegre, com representantes de 115 dos 133 sindicatos rurais, Sperotto obteve apoio unânime para candidatura à CNA. Nesse encontro, houve consenso de postergar a campanha local. Porém, Sperotto declarou que é canditato à reeleição. Por enquanto, somente o pecuarista José Pires Weber lançou candidatura de oposição. "Eu quero ser presidente da Farsul com Sperotto na presidência da CNA."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.