CI

Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar desperta o interesse do Panamá

Panamá quis participar da reunião pelo interesse nas ações executadas em favor da agricultura familiar brasileira


Panamá quis participar da reunião pelo interesse nas ações executadas em favor da agricultura familiar brasileira

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, participou no último dia 9 da reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cedaf-SP) da Secretaria. Realizado na capital paulista, o encontro discutiu os programas de compras públicas e contou com a participação do embaixador do Panamá, Edwin Emilio Vergara Cárdenas, interessado na iniciativa do Governo do Estado.

Na última reunião do ano do Cedaf-SP, realizada na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os conselheiros discutiram os programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS). Também foi apresentado o site de compras públicas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) da Secretaria.

“O Cedaf trata desse assunto porque são todas políticas públicas que têm a ver com a agricultura familiar”, explicou José Luiz Fontes, secretário-executivo do Conselho, completando que as reuniões são organizadas por tema para facilitar o aprofundamento das discussões. Ele esclareceu ainda que a realização do encontro na Conab foi extremamente produtiva por se tratar de uma entidade responsável pela mais antiga dessas iniciativas, o PAA.

Para Arnaldo Jardim, realizar a reunião fora da Secretaria é positivo e algo que continuará. “Vamos fazer esse encontro em outros órgãos também para que esses encontros possam significar, inclusive, uma itinerância e, mais do que isso, um aprofundamento das relações que nós temos aqui”, destacou o secretário, explicando ao embaixador panamenho que “o Cedaf coordena os representantes de várias entidades e busca harmonizar e integrar as ações em favor do desenvolvimento da agricultura familiar”, disse o secretário.

O Panamá quis participar da reunião pelo interesse nas ações executadas em favor da agricultura familiar brasileira e no sistema de compras públicas dos itens desses produtores. A expectativa é que seja o começo de uma relação de troca de experiência entre Estado de São Paulo e o país da América Central.  

Aconselhado

Instituído em outubro de 2008, o Cedaf-SP foi reorganizado em dezembro de 2015. De acordo com Arnaldo Jardim, a reestruturação determinada pelo governador Geraldo Alkmin teve como objetivo conferir ao Conselho condições de contribuir efetivamente com o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Estado. Visa também integrar as ações dos órgãos públicos que implementam políticas públicas voltadas ao segmento e das entidades que representam os beneficiários dessas políticas.

Outra missão é acompanhar e divulgar medidas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar, implementadas pelos governos federal e estadual, buscando maior efetividade, eficácia e eficiência dessas ações. Também objetiva propor novas políticas que venham atender as necessidades específicas do setor.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.