Agronegócio

Consórcio cooperativo pretende flexibilizar operações de crédito

Assembléia geral extraordinária aprovou a criação da empresa CCAB Holding S/A
Por: -Redação
81 acessos

O Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro (CCAB), criado em Mato Grosso pela assembléia geral extraordinária, realizada em 10 de novembro, aprovou a criação da empresa CCAB Holding S/A. Esta decisão tem o objetivo de flexibilizar comercialmente as operações iniciadas no mercado sob o nome da Coabra.

Historicamente as cooperativas encontram dificuldades na obtenção de crédito rural, limitado ao compulsório estabelecido pelo Banco Central às instituições financeiras. Já o formato usal de S/A estabelece uma linguagem mais usual e familiar às instituições financeiras, com leituras mais simples em seus demonstrativos financeiros, além de ter mais flexibilidade sem os limites compulsórios de crédito rural. Provavelmente tradings internacionais devem oferecer suporte a esta decisão, possibilitando exportações diretas de grãos e fibras, e importar insumos diretamente.

A queda no uso de tecnologia, que irá refletir na produtividade desta safra, é uma das razões para a criação da holding. Por isso, os investidores rurais buscam alternativas modernas de proteger e recuperar suas margens de lucro, como fixação de preços futuros, armazenagem na propriedade, seguro agrícola, novas alternativas de fornecimento e comercialização.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink