CI

Consultoria Horizon eleva previsão de safra de soja do Brasil para 100,1 mi t

Área a ser plantada com soja no país deve totalizar 33,01 milhões de hectares


SÃO PAULO (Reuters) - A safra brasileira de soja 2015/16 deverá alcançar um recorde de 100,1 milhões de toneladas, estimou nesta segunda-feira a consultoria Horizon, ante uma previsão de 98,9 milhões de toneladas feita no início de novembro.

"O último levantamento... identificou uma área a ser cultivada com soja na campanha agrícola 2015/16 maior do que a área levantada previamente. A área a ser plantada com soja no país deve totalizar 33,01 milhões de hectares, o que representa um crescimento de 2,9 por cento em relação a área cultivada na safra 2014/15", disse a consultoria, justificando o ajuste na sua projeção.

A Horizon, de Uberlândia (MG), foi formada recentemente com profissionais que eram da consultoria Clarivi.

No Sul do país, onde tem chovido bem acima da média em função do fenômeno climático El Niño, muitos dos entrevistados da consultoria disseram que não esperam perdas no volume a ser colhido, embora existam temores de perda de qualidade dos grãos em função da umidade esperada também para o período de colheita.

Já no Centro-Oeste, onde o início da temporada foi marcado por irregularidade nas chuvas, ainda é cedo para estimar eventuais perdas, disse analista Flávia Sologuren.

"Janeiro já se consegue ter uma noção dos efeitos do período seco em Mato Grosso", disse ela.

Para a safra de milho, a Horizon estima um volume total de 82,6 milhões de toneladas em 2015/16, mesmo volume estimado em novembro, com uma intenção de redução nas áreas plantadas com milho na safra de verão, porém aumento na área plantada com milho inverno.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.