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Consumidores ocidentais tem visão positiva de OGMs

Ambas as pesquisas descobriram que os consumidores têm muito pouco conhecimento


Foto: Pixabay

Os consumidores ocidentais tendem a ter uma visão geralmente positiva dos alimentos editados por genes, embora seu conhecimento da tecnologia continue baixo, de acordo com as descobertas de dois novos estudos. Uma pesquisa, conduzida pela Food Standards Agency (FSA) do Reino Unido, analisou as atitudes na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, enquanto o outro, conduzido por pesquisadores universitários da University of Göttingen (Alemanha) e da University of British Columbia (Reino Unido), avaliou as opiniões dos consumidores na Alemanha, Itália, Canadá, Áustria e Estados Unidos. 

Os novos estudos complementam os resultados relatados pela Noruega no ano passado, eles descobriram que os consumidores são receptivos ao uso de ferramentas de edição de genes na agricultura se elas trouxerem benefícios sociais, econômicos e ambientais. Os resultados combinados sugerem que os sentimentos anti-biotecnologia diminuíram na Europa e no Reino Unido.  

Na verdade, o novo estudo universitário encontrou apenas pequenas diferenças entre os cinco países estudados. O estudo do Reino Unido foi conduzido especificamente para avaliar as atitudes dos consumidores enquanto busca definir novas políticas alimentares após a separação da União Europeia. 

Ambas as pesquisas descobriram que os consumidores têm muito pouco conhecimento ou consciência sobre a edição do genoma. No entanto, eles tendiam a vê-lo mais favoravelmente do que a modificação genética transgênica, vendo-o como um processo mais natural. A percepção da naturalidade dos alimentos é importante para os consumidores, segundo pesquisas, por considerá-los mais seguros e ecologicamente corretos. 

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