CI

Consumo de açúcar crescerá nos próximos anos 

Assumimos que o Brasil deverá ser o único a poder prover grande parte daquele consumo adicional


Foto: Pixabay

É muito provável que o consumo de açúcar cresça nos próximos cinco anos, de acordo com informações que foram divulgadas por Arnaldo Luiz Correa, consultor, palestrante, técnico para arbitragens e professor de gestão de risco em commodities agrícolas. Ele escreveu um artigo em seu perfil do LinkedIn. 

“Ocorre que quando analisamos a evolução do consumo per capita de açúcar em alguns países selecionados ao longo da última década e inserimos a projeção de crescimento populacional usando os dados disponíveis pelo Banco Mundial, chegamos à conclusão que em cinco anos o mundo estará consumindo um adicional de 9 milhões de toneladas de açúcar”, comenta. 

Hoje, o açúcar exportado para o mundo livre, tem como protagonistas (com base nas últimas seis safras) o Brasil 43%, a Tailândia 14% e a Índia 8%. “Os dois últimos não nos parecem estar em condições de aumentar sua participação no bolo. Dessa forma, assumimos que o Brasil deverá ser o único a poder prover grande parte daquele consumo adicional acima mencionado. Digamos 2/3”, completa. 

“Para o Brasil poder oferecer 6 milhões de toneladas adicionais de açúcar em 2026/2027 além de atender ao crescimento do consumo de etanol anidro e hidratado, muito terá que ser feito para que isso se materialize: uma substancial melhora na produtividade agrícola por meio de novas variedades de cana, aperfeiçoamento dos tratos culturais, expansão nas indústrias atuais modernizando equipamentos, substituição de moendas por outras de maior capacidade que permitam melhor desempenho operacional das usinas, entre outros incrementos”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.