CI

Continente pode mitigar mudanças climáticas com agricultura

O trabalho foi realizado por um grupo de especialistas


Foto: Nadia Borges

  

O emprego de metodologias de ponta para medir os estoques de carbono do solo e as emissões de gases de efeito estufa no campo, o uso da terra e o potencial sequestro de carbono do solo por meio da adoção de práticas de manejo sustentável são fundamentais nos esforços para alcançar a sustentabilidade. 

Um estudo desenvolvido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Centro de Sequestro e Gestão de Carbono da Universidade Estadual de Ohio (C-MASC) intitulado “Sequestro de carbono no solo por meio da adoção de práticas de manejo sustentáveis: potencial e oportunidade para os países das Américas”, oferece uma síntese do conhecimento relacionado ao potencial de sequestro de carbono para os solos das Américas. 

O trabalho foi realizado por um grupo de especialistas liderado por Carlos Eduardo Cerri, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Brasil, e Rattan Lal, Diretor do Centro de Manuseio e Sequestro de Carbono (C-MASC) da Universidade Estadual de Ohio. O estudo visa orientar novos protocolos destinados a conter a degradação da terra, bem como promover a saúde do solo e o sequestro de carbono do solo nas Américas. 

O uso intensivo dos solos para atender à crescente demanda por alimentos, fibras e energia tem causado perdas de carbono do solo e, consequentemente, aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Por esta razão, é vital ter práticas sustentáveis de sequestro de carbono do solo e agendas políticas bem direcionadas que precisam ser ampliadas para níveis regionais e nacionais para ajudar a mitigar as mudanças climáticas e contribuir para a segurança alimentar. 

  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.