Controle de pulgas e carrapatos só é eficaz quando o ambiente é tratado
Com a chegada do verão, a incidência de pulgas e carrapatos em cães e gatos tende a ser maior, principalmente devido ao aumento da temperatura e da umidade do ar
"Muitos donos reclamam que os produtos são ineficazes ou que o animal contraiu pulgas ou carrapatos em locais como pet shops. Eles precisam se dar conta de que o problema, muitas vezes, pode estar na própria residência ou em ambientes nos quais ele costuma levar o bicho de estimação para passear, por exemplo", afirma Luis Fernando Macul, gerente de marketing da área de Saúde Ambiental da Bayer CropScience.
Assim, para um controle eficaz destas pragas, é necessário realizar o tratamento também no ambiente, principalmente em casas com tacos de madeira, pois estes locais são propícios para o depósito de ovos das pulgas. Outros lugares atraentes são frestas de paredes e pisos e ambientes externos, sobretudo se houver vegetação. A área de Saúde Ambiental da Bayer CropScience oferece algumas soluções para o tratamento do ambiente, entre elas o inseticida de uso profissional Responsar, que apresenta elevado poder residual para uso em áreas internas e externas e não deixa manchas, odores ou resíduos visíveis.
Outros produtos de destaque são o K-Othrine SC, líder no segmento e também com alto efeito residual, e Ficam, inseticida de uso profissional que possui a formulação em pó molhável, que em contato com a água adere melhor à superfície. "Em alguns casos é imprescindível a contratação de uma empresa de controle de pragas, mas também há dicas que podem ajudar a prevenir a aparição destas pragas, como manter o ambiente sempre limpo, usar aspirador de pó e deixar entrar sol e vento", diz Macul.