Convenção técnica discute sistema integrado e sustentabilidade ambiental

Agronegócio

Convenção técnica discute sistema integrado e sustentabilidade ambiental

Evento tem como objetivo a definição de linhas prioritárias de atuação para a gestão de 2011 a 2014
Por: -Joana
905 acessos
Mais de 120 profissionais das áreas de pesquisa, extensão rural e política setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participam, desde terça-feira (1º/06), da primeira Convenção Técnica Estadual realizada pela autarquia. O evento tem como objetivo a definição de linhas prioritárias de atuação para a gestão de 2011 a 2014.

Na abertura do encontro, o presidente do Irga, Claudio Pereira, destacou a importância do evento como uma ação fundamental para a organização do instituto, assim como a integração com universidades e instituições de pesquisa em prol do desenvolvimento da agricultura do Estado. Segundo ele, o Governo do Estado tem como missão combater as desigualdades regionais e desenvolver o RS a partir de suas potencialidades. “Vamos trabalhar de forma participativa, trazendo para a discussão as pessoas envolvidas em toda a cadeia produtiva. A partir deste encontro, produziremos resultados para trilhar os novos caminhos do Irga e da orizicultura”, salientou.

A programação do evento teve inicio com a apresentação do relatório da safra 2010/11 pelo assessor técnico do Irga, Sérgio Gindri Lopes. Na ocasião, Lopes divulgou os resultados obtidos nas ações de pesquisa e de difusão de tecnologia da atual safra, além das principais contribuições de cada setor.

A seguir, o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Enio Marchezan, coordenou o painel “Sistemas integrados de produção em várzea”. Os temas em pauta foram: Integração lavoura e pecuária, ministrado pelo professor da Universidade Federal do RS (UFRGS), Paulo Carvalho, Pecuária na lavoura de arroz, com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Jamir Silva, e Produção de soja na várzea, abordado pela pesquisadora do Irga, Cláudia Lange.

No período da tarde, o painel “Sustentabilidade na produção agrícola em solos de várzea” será coordenado por Danilo dos Santos, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO). A palestra “Boas práticas agrícolas” será ministrada pelo consultor técnico do Irga, Cláudio Mundstock, e o engenheiro agrônomo do instituto, André Oliveira, falará sobre Agricultura Orgânica.

“Armazenamento de grãos na propriedade rural: alternativas tecnológicas, viabilidade econômica e fontes de financiamento” é o tema do terceiro painel, coordenado pelo gerente da Divisão de Pesquisa do Irga, Carlos Fagundes.

A convenção técnica acontece até a próxima sexta-feira (03/06) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Irga e Fundação Irga.
 
 
As informações são da assessoria de imprensa do Irga

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink