CI

Cooparaíso Europe vai colocar duas marcas de café na França


A partir do dia 11 de setembro o consumidor francês poderá comprar duas marcas de café torrado e moído exportados diretamente pela Cooparaíso Europe S/A, empresa nascida de uma parceria entre a Cooparaíso S/A e a cooperativa francesa Agrial – que detém mais de 200 pontos de venda naquele país europeu. O produto chegará ao mercado em embalagens de 1/2 kg à vácuo e valvulada, com duas opções 100% arábica: Classic Mogiana e Alto Paraíso, com paladares testados no país europeu.

“Estamos iniciando uma nova fase na Cooperativa e com um parceiro muito qualificado: a Agrial é uma das melhor empresa cooperativa da Europa e tem um alto nível de profissionalização na distribuição de alimentos”, explicou o presidente da Cooparaíso, deputado Carlos Melles, ao final da Assembléia Geral Extraordinária, realizada na segunda-feira (10) e que ratificou a criação da Cooparaíso S/A (com 100% do capital da Cooparaíso) e da Cooparaíso Europe S/A (formada com 89% de capital da Cooparaíso S/A e 11% da Agrial).

Há mais de dois anos as duas cooperativas vem mantendo entendimentos para formalizar a parceria estratégica, de um lado aproveitando a estrutura e comprovada qualidade dos cafés e de gestão da Cooparaíso, e de outro a capilaridade e avançada logística da Agrial na colocação de alimentos na Comunidade Econômica Européia, com negócios em vários segmentos do agronegócio, com ênfase na distribuição de legumes.

“Eles (Agrial) são formidáveis, tem uma logística muito competente”, destacou Carlos Melles, enfatizando que a parceria é um negócio ainda muito pequeno pelo porte que pode ter.

“É uma nova fase, estamos iniciando esta distribuição do café torrado e moído no mercado europeu, mas não perdemos de vista o nosso imenso mercado brasileiro”, sinalizou o presidente da Cooparaíso.

O novo negócio integra o planejamento estratégico da Cooparaíso denominado “Agenda Positiva 2005-2015”, que prevê uma série de importantes ações nesta década, entre elas, a implantação de um novo complexo de armazéns gerais, atingir o recebimento de 3 milhões de saca de café, aplicações de conceitos de sustentabilidade, ampliação da área de ação, tudo isso iniciado por um programa de comunicação.

“Faz parte de um processo de apoio ao produtor”, ressaltou Carlos Melles, ao lembrar que 85% dos cooperados da Cooparaíso são formados por mini e pequenos produtores.

Outro ponto importante desta parceria, é que o projeto é endossado pelo BNDES, BDMG e pela Apex.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.