CI

Cooperados de café trocam produto por insumos

“O cooperado da Cooxupé tem observado atentamente este tipo de negociação"


A organização da Femagri destaca que as famílias cafeicultoras estão optando por essa modalidade de troca A organização da Femagri destaca que as famílias cafeicultoras estão optando por essa modalidade de troca - Foto: Divulgação

Produtores cooperados da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé estão adotando o café como moeda de troca ao negociar máquinas, implementos e insumos agrícolas com a Cooxupé. Essa prática deve ser evidenciada na 23ª Femagri, uma importante feira de negócios em Guaxupé/MG, que receberá mais de 30 mil visitantes compradores de 20 a 22 de março. 

A organização da Femagri destaca que as famílias cafeicultoras estão optando por essa modalidade de troca devido à segurança que oferece em relação às oscilações de preço do café. O presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, ressalta que essa abordagem permite aos cooperados controlar seus custos em equipamentos e insumos, fundamentais para aumentar a sustentabilidade e a produtividade nas lavouras.

“O cooperado da Cooxupé tem observado atentamente este tipo de negociação, pois essa modalidade não o deixa exposto às variações do café e, ainda, permite travar seus custos em maquinários e insumos, tecnologias extremamente importantes para que alcance sustentabilidade e maior produtividade nas lavouras”, explica o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

Na Femagri, em uma área de 107 mil metros quadrados, mais de 120 expositores apresentarão mais de 12 mil produtos, incluindo tecnologias inovadoras em maquinários, insumos e implementos agrícolas para cafeicultores de todos os portes. Destaques incluem um trator com maior eficiência operacional e redução no consumo de combustível, um pulverizador autopropelido para aplicação precisa de defensivos agrícolas e tecnologias como GPS agrícola, piloto automático em máquinas agrícolas e drones, que oferecem diversas vantagens, como mapeamento da topografia do terreno e gerenciamento estratégico do plantio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.