CI

Cooperativa do PR amplia capacidade de armazenagem

Capacidade estática da Integrada aumentou em 90 mil toneladas


A Integrada Cooperativa Agroindustrial, do Paraná, está aumentando sua capacidade estática de armazenagem, com a construção de três unidades de recebimento e a ampliação e reformas em outras seis estruturas da cooperativa. Os investimentos foram de mais de R$ 24 milhões e aumentaram a capacidade estática de armazenagem em 90 mil toneladas. Com isso, a capacidade total de armazenagem estática da cooperativa supera 770 mil toneladas.

Esses investimentos obedecem ao planejamento estratégico para equilibrar o volume de recebimento da cooperativa, que hoje está em 1,2 milhão de toneladas. "Ainda não é a capacidade ideal, mas esse aumento agiliza o recebimento de grãos de unidades que estavam trabalhando no limite", avalia o presidente da Integrada, Carlos Murate.

Com a modernização das máquinas agrícolas, agora a colheita se concentra em um tempo menor e acaba exigindo um processo de recebimento mais ágil. "Precisamos atender nossos associados no menor tempo possível. É chegar, descarregar e voltar para o campo", comenta Murate. "Com essa agilidade, além de economizar tempo os cooperados também correrão menos riscos com perdas na colheita, pois a produção será colhida mais rápida e fica menos suscetível às questões climáticas", completa o presidente da Integrada.

Além de melhorar a estrutura de recebimento e secagem das unidades de recebimento de Andirá, Congonhinhas, Rancho Alegre D"Oeste, Santa Cecília do Pavão, distrito de Panema (que pertence a Santa Mariana) e Tamarana, a cooperativa também construiu novas estruturas em Ibaiti, Ribeirão do Pinhal e Maringá.

A Integrada conta com mais de 5 mil associados nas regiões Norte e Oeste do Estado. Atuando em mais de 40 municípios, a cooperativa faturou R$ 673 milhões em 2006 e recebeu perto de 960 mil toneladas de grãos em suas mais de 50 unidades. A soja foi o carro-chefe da cooperativa, com 464 mil toneladas recebidas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.