CI

Cooperativas aprendem a utilizar a Rede Brasil Rural em treinamento na BA


Foi realizada nesta segunda-feira (6), em Salvador, a capacitação e o cadastramento de cooperativas para operarem na Rede Brasil Rural (RBR), ferramenta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que tem como objetivo criar um canal de compras e vendas que facilita a vida dos agricultores familiares.


O evento, que aconteceu no auditório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), contou com a presença de mais de cem representantes de 50 cooperativas, muitos dos quais se cadastraram na Rede.

A Rede Brasil Rural foi criada pelo MDA para auxiliar os agricultores familiares na compra de insumos e na venda de seus produtos. O site, que pode ser acessado pelo portal do MDA, exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares.

A partir do momento que fazem parte da Rede, eles podem comprar, juntos, insumos como sementes, máquinas e equipamentos. As compras coletivas ajudam a baratear o preço dos insumos, reduzindo o custo de produção e tornando o produto final dos agricultores mais competitivo. A rede poderá ser acessada ainda por potenciais clientes, que contarão, assim, com um canal de compras mais eficiente para a aquisição de produtos da agricultura familiar.

Os agricultores presentes ao evento comemoraram a chegada da RBR. “Essa rede é tudo de bom, um verdadeiro gol de placa”, afirma Maria Angélica Anunciação, presidente da Coopercentrosul, cooperativa de Itabuna, na Bahia, que produz cacau, frutas e hortaliças. Angélica, que lidera 60 cooperativados, acredita que a RBR trará a chance de vender seus produtos em todo o país – hoje, por dificuldades de transporte, ela consegue comercializá-los apenas localmente.

“A logística é muito cara e precisamos de um preço diferenciado para competir no mercado”, afirma. Angélica relata que a parceria da RBR com os Correios será fundamental nesse aspecto – todos os produtos vendidos serão entregues pelos Correios, e o frete será pago pelo cliente, deixando de onerar o produtor.

Declaração de Aptidão ao Pronaf
A Coopercentrosul, que já possui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), pré-requisito para a entrada na Rede, foi uma das cooperativas que se cadastraram e poderão operar na RBR assim que ela entrar em operação, em março. A presidente da cooperativa acredita que a RBR trará ainda outros benefícios, como a necessidade das cooperativas se capacitarem e profissionalizarem.

“Essa é uma ferramenta com a qual sonhamos há muito tempo. O impacto será fantástico”, afirma Angélica. Para a agricultora, uma das grandes vantagens é a facilidade de usar a rede. “Ela é bem simples, e o treinamento foi bastante didático, participativo e esclarecedor”, completa.

Brígida Salgado, presidente da Cooperbio, concorda. “A rede é bastante simples, interativa”, diz. Ela se interessou muito pela nova ferramenta, mas ainda não pôde realizar o cadastramento de sua cooperativa, pois ela não tem a DAP Jurídica. “Estamos trabalhando para conseguir”, relata.

A representante da Cooperbio, que produz café orgânico na Chapada Dimantina, vê na Rede a possibilidade de baratear seu produto. “É uma ferramenta excelente. Poderemos fazer compras conjuntas, reduzindo os custos”, afirma Brígida. Ela explica que a cooperativa já exporta parte de sua produção, mas que, com a Rede, poderá vender para o Brasil todo.


“Vamos explorar novos nichos para o café que não é tipo exportação, como a venda para escolas, para o uso na merenda”, diz. Um dos objetivos da RBR é justamente consolidar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que busca garantir que ao menos 30% da merenda escolar seja proveniente da agricultura familiar.

A participação no evento foi celebrada pelo MDA. “Tivemos uma representatividade muito forte das cooperativas”, relata César Oliveira, assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do MDA. “A RBR foi recebida com muito entusiasmo”, completa.

A capacitação ocorre em um momento significativo. A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. De acordo com a ONU, o cooperativismo deve ajudar o mundo a erradicar a pobreza e na transição para uma produção de alimentos sustentável.

De acordo com o coordenador geral da Rede Brasil Rural, Marco Antonio Viana Leite, a expectativa é de que ao menos cem cooperativas sejam cadastradas na Rede. Ele chama atenção ainda para a importância da chegada da ferramenta ao estado. “A adesão da Bahia à RBR é fundamental. Essa parceria com o MDA possibilita que as nossas políticas públicas cheguem com mais facilidade aos agricultores”, afirma.

Rede Brasil Rural
A Rede Brasil Rural foi lançada em dezembro do ano passado em Porto Alegre, num evento que contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff e do ministro Afonso Florence. “O objetivo da RBR é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar”, disse o ministro Florence na ocasião.

A rede conta com a cooperação do BNDES como agente financiador, e com a parceria dos Correios. O castramento das cooperativas na Rede Brasil Rural, que ocorre desde 13 de dezembro de 2011, acontece até 5 de março deste ano. A partir do dia 6 março, a RBR estará disponível para todos os usuários.

Agenda de Oficinas estaduais da Rede Brasil Rural

Confira os próximos eventos, em outros estados, onde ocorrerá a capacitação e o cadastramento de cooperativas na Rede Brasil Rural:

Rio Grande do Sul

- Pelotas 28/02

- Santo Augusto 29/02

- Sarandi 01/03

- Erechim 02/03

Minas Gerais

- Belo Horizonte 13/02 a 15/02

Santa Catarina

- Florianópolis 08/02

- Chapecó 10/02

Paraná

- Curitiba 16/02

São Paulo

- São Paulo 23/02

Ceará

- Fortaleza 29/02 a 01/03

Goiás

- Goiânia 13/02

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.