CI

Cooperativas brasileiras exportam café pronto para a França

Produto sai de São Sebastião do Paraíso e é processado em Franca


Duas cooperativas de café, uma de São Sebastião do Paraíso (MG) e a outra de Franca (SP), se uniram para mudar o jeito de exportar o café brasileiro. Ao invés de mandar a matéria prima para ser processada fora do país, os produtores pretendem vender o produto já pronto para o consumo.

O sucesso do negócio vai depender da aceitação das primeiras oito toneladas exportadas para a França. A expectativa da Cooparaíso é que este volume aumente para 20 toneladas em 2010. A produção saiu de São Sebastião do Paraíso para ser torrada, moída e embalada em Franca.

O processo é todo mecanizado. Os grãos verdes são despejados e sugados para a torradeira. Em seguida vão para o resfriamento e então levados para a moedora. Depois de poucos minutos o pó é embalado e encaixotado.

O volume do produto industrializado em comparação com a matéria prima não representa 1% do que o Brasil exporta por ano. A aposta dos produtores e das cooperativas no café pronto para ser consumido abre caminho para novos negócios no mercado internacional. “A expectativa é de agregar valor ao produto nacional”, diz o gerente de comercialização da cooperativa dos cafeicultores de Franca, Anselmo De Paula.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.