As cooperativas brasileiras podem obter melhores resultados através de um novo sistema de gestão. Com a associação entre as empresas DBC Database Company e a multinacional MicroStrategy foi desenvolvido o sistema DBCoop destinado às cooperativas. O produto possibilita o controle das atividades desde a produção, vendas e distribuição até a parte financeira como financiamento, fluxo de caixa e folha de pagamentos.
O DBCoop funciona através de módulos independentes que são implantados de acordo com o perfil de cada cooperativa. Além disso, o módulo de informações gerenciais (BI) permite que a cooperativa seja monitorada de forma dinâmica e precisa. O produto foi lançado nesta quinta-feira (06-05) durante uma coletiva de imprensa, em Porto Alegre.
A intenção da empresa DBC é oferecer o produto primeiramente às cooperativas do Rio Grande do Sul, e futuramente, através da MicroStrategy, disponibilizá-lo em todo o país. O produto foi planejado e desenvolvido com base nas operações de uma cooperativa tritícola gaúcha, sendo que a MicroStrategy forneceu a tecnologia para que a DBC pudesse desenvolvê-lo.
De acordo com o diretor da DBC, Edgar Serrano, o custo para que a cooperativa possa instalar esse serviço chega a R$ 500 mil por um período de dois anos. “Esse é o tempo que precisamos para trocarmos o processo antigo da cooperativa pelo nosso totalmente moderno”, ressalta. As empresas Universal Leaf Tabacos e a John Deere já são clientes da DBC, sendo que esta última já utiliza um sistema de informações gerenciais desenvolvido pela empresa. Serrano destaca que esse serviço, porém, pode ser instalado em aproximadamente três meses.
A DBC, com sede em Porto Alegre, atua há nove anos no mercado corporativo, sendo especialista em consultoria e soluções na área de tecnologia da informação. Com sede em São Paulo, a MicroStrategy foi fundada em 1989 e é líder no mercado de softwares de Business Intelligence.