Cooperativismo é destaque no Fórum Social Temático
CI
Agronegócio

Cooperativismo é destaque no Fórum Social Temático

Ministro interino e secretários do Mapa estiveram com o diretor da FAO, José Graziano da Silva, no evento que vai até o próximo sábado
Por:
Ministro interino e secretários do Mapa estiveram com o diretor da FAO, José Graziano da Silva, no evento que vai até o próximo sábado

Porto Alegre - O Ano Internacional das Cooperativas marcou uma das atividades no primeiro dia do Fórum Social Temático, em Porto Alegre. O diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), José Graziano da Silva, participou do lançamento do Ano Estadual das Cooperativas no Rio Grande do Sul. O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Carlos Vaz, também participou da solenidade no Palácio Piratini representando o ministro Mendes Ribeiro Filho, que cumpre agenda em Londres.


José Carlos Vaz elogiou a iniciativa do governo gaúcho em criar e promover o Ano Estadual das Cooperativas. “É mais uma oportunidade para fortalecer o setor e as atividades produtivas do Estado e a parceria entre os governos estadual e federal”, disse. O governador do estado, Tarso Genro, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, o secretário de política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha e o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Erikson Chandoha, também acompanharam o evento.


A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2012 como o “Ano Internacional das Cooperativas”. O setor cooperativo é responsável por mais de 100 milhões de postos de trabalho em todo o mundo. No Brasil, mais de 300 mil empregos diretos são gerados pelas cooperativas. Todos seguindo os princípios de adesão livre e voluntária; controle democrático e participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; cooperação entre cooperativas; e envolvimento com a comunidade.


Mapa no FSM

Na manhã desta quarta-feira (25), o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, fará uma palestra sobre Agroecologia e Economia Verde. A apresentação será no auditório da Usina do Gasômetro, às 9h.

Na quinta-feira (26), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, participará de uma mesa sobre o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). O debate será no período da manhã, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.


Veja a programação completa (sujeita a alterações no decorrer do evento) em: http://www.fstematico2012.org.br/index2.php?link=3

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.