CI

Cooperativismo e seguro agrícola serão foco de debates da Expodireto

Feira acontece de 5 a 9 de março de 2012 em Não-Me-Toque


Os produtores e público voltado ao agronegócio terão ótimas oportunidades de conhecimentos, com o tradicional fórum nacional da soja e do milho, além de outros paineis importantes

A 13ª Expodireto Cotrijal – uma das maiores feiras do agronegócio nacional – que acontece de 5 a 9 de março de 2012 em Não-Me-Toque, está sendo aguardada com bastante expectativa entre a organização do evento. O lançamento já está confirmado para o dia 30 de janeiro, em Porto Alegre, na Sociedade Libanesa, às 12h. De acordo com o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, uma das novidades de 2012 é a ampliação do número de expositores, com mais 40 lotes para o setor de máquinas. “O número total de expositores passará de 330 para 430, e os espaços estão todos comercializados”, explica Mânica.

A área internacional também será incrementada, pois nos dois últimos anos a Expodireto foi muito divulgada entre as Câmaras Setoriais, Embaixadas, e em outras exposições no exterior, como revela o presidente. O Pavilhão Internacional deixará a área central do parque e será montado em uma local maior e de fácil acesso aos visitantes. “As rodadas de negócios internacionais também tem novidades, pois, além de abrangerem o setor de máquinas, tratarão de todas as esferas do setor primário, como produção animal e vegetal”, observa. Um dos destaques do Pavilhão Internacional será a programação referente ao Ano da Itália no Brasil, com a presença confirmada do cônsul geral da Itália no Brasil, Augusto Vaccaro.
 
Os produtores e público voltado ao agronegócio terão ótimas oportunidades de conhecimentos, com o tradicional fórum nacional da soja e do milho, além de outros paineis importantes, como os sobre a questão ambiental que está bastante em voga com a aprovação do novo Código Florestal pelo Senado. “Este ano será discutido também, em uma audiência pública com a Câmara Federal, Senado, Assembleia Legislativa e a Comissão de Agricultura, sobre o seguro rural”, destaca o presidente, salientando que este é um assunto muito importante nesta época, pois o tema somente é discutido após acontecer alguma catástrofe. “Nós queremos que isto seja realmente implementado para dar tranquilidade para o campo”, enfatiza.

Outro tema que será debatido é o cooperativismo, uma vez que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o modelo de negócio cooperativo como um fator importante no desenvolvimento econômico e social dos países, e declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. Desta forma, Mânica informa que a Expodireto irá realizar ações focando o sistema cooperativo gaúcho e brasileiro. “Vamos mostrar o cooperativismo de trabalho, de crédito, de produção e unir a FecoAgro, a Ocergs e a CCGL para energizar as ações cooperativistas na feira", destaca o presidente, revelando que uma dessas ações acontecerá no Recanto Temático, com a participação da Coprel.

Aproveitando a visita do extenso número de políticos que circulam no evento, neste ano devem ser abordados outros assuntos que estão em destaque no meio rural e que dependem de encaminhamento via Congresso Nacional ou outros órgãos legislativos, executivos e judiciários.
 
Sobre a expectativa de negócios a serem fechados na feira este ano, o presidente argumenta que ainda é cedo para fazer projeções, mas destaca que, com certeza, o valor de mais de R$ 1 bilhão de negociações não será repetido em 2012. “Mas, acredito que serão feitos grandes negócios na Expodireto. O que precisamos é trabalhar olhando para frente, com bastante otimismo. Sabemos que temos dificuldades e existe realmente um problema de estiagem muito sério, mas isso não impede de que se façam bons negócios e com certeza as empresas terão preços mais especiais”, pontua Mânica, acrescentando que existem produtores mais capitalizados, com recursos financeiros, e esta estiagem não é a primeira e não será a última. “Já passamos por situações semelhantes em 2005 e em anos anteriores”, lembra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.