CI

Cooperativismo pode se beneficiar de marco regulatório

O relator apresentou apenas uma emenda ao texto


Foto: Agência Brasil

O projeto que reformula o sistema de crédito cooperativo foi aprovado, nesta quarta-feira (13), no Plenário do Senado Federal, com o apoio de 66 senadores, e pode abrir caminho para o cooperativismo. Originário da Câmara dos Deputados, o PLP 27/2020 permite a gestão de recursos oficiais ou de fundos públicos ou privados por cooperativas de crédito, contanto que sejam para concessão de garantias aos associados em operações com a própria cooperativa gestora ou com terceiros.

De acordo com o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), relator do projeto na Casa, as cooperativas têm sido fundamentais para garantir crédito aos pequenos empresários, tanto pela capilaridade quanto por trabalhar com juros menores que os dos bancos. “As cooperativas são um importante vetor de desenvolvimento para o país. São elas, inclusive, que ainda seguram as taxas de juros, muitas vezes aplicadas de forma exagerada por alguns bancos”, afirmou.

O relator apresentou apenas uma emenda ao texto, em que especifica que o projeto se destina a “incluir as confederações de serviço constituídas por cooperativas centrais de crédito entre as instituições integrantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e entre as instituições a serem autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil”.

“ Quando há mais concorrência, aumentam também as oportunidades de promover desenvolvimento com justiça social, um dos pilares do cooperativismo”, explicou o Autor do projeto na Câmara dos Deputados, o deputado federal Arnaldo Jardim (CD-SP). “É uma conquista importante para o setor que há tempos necessitava de mais esse reconhecimento. Essa aprovação era esperada por todos os envolvidos”, ressaltou o deputado federal Evair de Melo (PP-ES).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.