Cooperativismo pode se beneficiar de marco regulatório
CI
Imagem: Agência Brasil
POLÍTICA

Cooperativismo pode se beneficiar de marco regulatório

O relator apresentou apenas uma emenda ao texto
Por: -Leonardo Gottems

O projeto que reformula o sistema de crédito cooperativo foi aprovado, nesta quarta-feira (13), no Plenário do Senado Federal, com o apoio de 66 senadores, e pode abrir caminho para o cooperativismo. Originário da Câmara dos Deputados, o PLP 27/2020 permite a gestão de recursos oficiais ou de fundos públicos ou privados por cooperativas de crédito, contanto que sejam para concessão de garantias aos associados em operações com a própria cooperativa gestora ou com terceiros.

De acordo com o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), relator do projeto na Casa, as cooperativas têm sido fundamentais para garantir crédito aos pequenos empresários, tanto pela capilaridade quanto por trabalhar com juros menores que os dos bancos. “As cooperativas são um importante vetor de desenvolvimento para o país. São elas, inclusive, que ainda seguram as taxas de juros, muitas vezes aplicadas de forma exagerada por alguns bancos”, afirmou.

O relator apresentou apenas uma emenda ao texto, em que especifica que o projeto se destina a “incluir as confederações de serviço constituídas por cooperativas centrais de crédito entre as instituições integrantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e entre as instituições a serem autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil”.

“ Quando há mais concorrência, aumentam também as oportunidades de promover desenvolvimento com justiça social, um dos pilares do cooperativismo”, explicou o Autor do projeto na Câmara dos Deputados, o deputado federal Arnaldo Jardim (CD-SP). “É uma conquista importante para o setor que há tempos necessitava de mais esse reconhecimento. Essa aprovação era esperada por todos os envolvidos”, ressaltou o deputado federal Evair de Melo (PP-ES).


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.