CI

Cooperativismo será destaque na Agrobrasília

Projeto Rota da Cooperação será apresentado ao público


Projeto Rota da Cooperação, que pretende profissionalizar cooperativas, será apresentado ao público

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, participa da abertura da Agrobrasília. A solenidade será, às 15h, dessa terça-feira, 15 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado junto à BR 251 km 5, a 60 quilômetros de Brasília. O evento vai até o dia 19 de maio.


Com foco nas ações voltadas para o setor cooperativista, o Mapa promove a primeira ação conjunta em parceria com outras entidades durante o evento. A intenção é chamar atenção para o trabalho cooperativo, especialmente no neste ano, quando se comemora o Ano Internacional das Cooperativas, como foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a Agrobrasília, dois pavilhões do Mapa, de 600 m² cada, serão abertos para o público. O primeiro é o Pavilhão do Cooperativismo, coordenado pelo Departamento Nacional do Cooperativismo (Denacoop), que vai contar com a participação de 32 cooperativas, sendo sete de países sulamericanos: Argentina (2), Uruguai (2), Paraguai (2) e Chile (1).

O segundo pavilhão é exclusivo para a apresentação do Projeto Rota da Cooperação (Rotacoop), que pretende implementar gestões profissionais dentro das cooperativas focadas na gestão interna e nas demandas de mercado. Nesta etapa inicial, 15 cooperativas vão participar do projeto, que é uma iniciativa do Mapa em conjunto com os ministérios da Integração (MI), Desenvolvimento Agrário (MDA) e Trabalho e Emprego (MTE), além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


O Mapa ainda participa da Agrobrasília com um estande de 200m². No local, serão apresentados lançamentos da Embrapa, como um feromônio para controle de pragas. Também estarão presentes no estande as Secretarias de Política Agrícola (SPA) e Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do ministério, além da Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal, da Conab e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


SERVIÇO
Programação do Pavilhão do Cooperativismo:

16 de maio

9h – Talk Show – Ano Internacional das Cooperativas
10h30 – Rede Brasil Rural
14h – Monitoramento Climático e Previsão do Tempo e Clima para Agricultura

17 de maio
9h – Fórum de Intercooperação de Negócios das Cooperativas do Mercosul
14h – Encontro das Cooperativas do Mercosul

18 de maio
9h – Encontro da Reunião Especializada das Cooperativas do Mercosul (RECM)
14h – Reunião da Oficina de Negócios do Mercosul

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.