Cooplantio participa de seminário em Brasília sobre conservação do solo
CI
Agronegócio

Cooplantio participa de seminário em Brasília sobre conservação do solo

Evento acontece no dia 16 de abril
Por:
A Cooplantio, através de seu gestor de Marketing e Serviços Dirceu Gassen, foi convidado para ministrar palestra no seminário “Dia Nacional da Conservação do Solo”, organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que acontece no dia 16 de abril, no auditório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em Brasília.

Gassen, que também é membro do CCAS (Conselho Científico de Agricultura Sustentável), irá discorrer sobre “Plantio Direto: evolução, conquistas e demandas para a conservação do solo”. Além de um breve histórico desde a década de 70, serão abordados os novos desafios para o agricultor, como o controle de tráfego na lavoura, com consequente diminuição da compactação e aumento na armazenagem de água, e a necessidade de praticar a cobertura permanente do solo. “A agricultura desenvolve suas atividades e áreas extensivas de ambiente natural e produz significativa evolução em boas práticas agrícolas”, acrescenta.

Em 1980, exemplifica o gestor, eram utilizados 70,1 ml de diesel para produzir um quilo de arroz no Rio Grande do Sul. “Com o plantio direto e a adoção de boas práticas de manejo, o consumo baixou para 8,9 ml por quilo em 2010”, destaca. Na soja, eram utilizados 68,3 ml de diesel por quilo em 1980, caindo para 8,8 ml por quilo em 2010.

Além disso, o sistema de plantio direto aumenta a atividade biológica no solo e a armazenagem de água. “Levaremos exemplos de boas praticas agrícolas na conservação do solo, o desempenho do agricultor brasileiro na liderança de produção de alimentos e os novos desafios para a sustentabilidade da agricultura”, completa Gassen.
 
Saiba mais:
 
O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado na data de 15 de abril, em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881 - 07/07/1960). Bennett é considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos, o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.