Cooxupé vê colheita de café antecipada em até 15 dias após calor em janeiro

Café

Cooxupé vê colheita de café antecipada em até 15 dias após calor em janeiro

Colheita de café na área de atuação da Cooxupé deve se iniciar em torno de 15 dias antes do usual após o forte calor em dezembro
Por:
518 acessos

A colheita de café na área de atuação da Cooxupé deve se iniciar em torno de 15 dias antes do usual após o forte calor em dezembro e, principalmente, em janeiro adiantar a maturação, afirmou nesta quarta-feira à Reuters o presidente da maior cooperativa do setor no Brasil. “A temperatura muito alta em janeiro pode comprometer a produção de 2019. Com esse calor, vai ter de adiantar a colheita, porque o grão amadurece mais rápido”, destacou Carlos Paulino da Costa, por telefone.

Geralmente, os cooperados da Cooxupé, cuja sede é em Guaxupé (MG), iniciam a colheita entre maio e junho, a depender da área. Mas neste ano devem começar “10 a 15 dias” antes por causa da maturação adiantada. A Cooxupé, que trabalha somente com café arábica, atua no Sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e São Paulo.

Segundo Paulino, a expectativa de uma colheita antecipada não deve afetar o ritmo vendas da cooperativa, em um ano de baixa de produção no Brasil, dada a bienalidade negativa do arábica, principal variedade cultivada no país.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra total de café deste ano pode cair 18 por cento ante o recorde do ano anterior, mas ainda assim ser uma das maiores já registradas.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink