Café

Cooxupé vê potencial produtivo da safra de café comprometido em 2018

A cooperativa lembra que situação semelhante ocorreu com a florada de 2007
Por: -José Roberto Gomes
282 acessos

O potencial produtivo dos cafezais da região de atuação da Cooxupé está comprometido após a falta de chuvas prejudicar o desenvolvimento da “principal” florada da safra do próximo ano, disse nesta quarta-feira a maior cooperativa de cafeicultores do mundo. Conforme a Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (MG), chuvas no fim de setembro permitiram às plantações a abertura de uma “grande florada”, apontada pela Cooxupé como a mais importante do ciclo, cuja colheita se dará em meados de 2018.

“As altas temperaturas e a falta de chuvas prenunciam que 2018, ano de bienalidade alta, ainda será, por enquanto, um ano de safra alta, no entanto o potencial produtivo sinalizado por esta grande florada deverá ter o seu volume comprometido”, afirmou em nota o Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé. Sem citar projeções, a cooperativa lembra que situação semelhante ocorreu com a florada de 2007.

Os comentários da Cooxupé se somam aos de outras entidades e indústrias do setor, que deixaram de apostar em uma “supersafra” em 2018, de mais de 60 milhões de sacas, depois da severa estiagem de setembro, conforme reportou a Reuters em meados do mês passado. “Ainda não temos condições de falar qual será o tamanho da safra, mas já podemos adiantar que há grandes chances de ela não chegar à grandeza que esperávamos por conta dessas adversidades que estamos presenciando”, afirmou o gerente do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz, no comunicado.

A cooperativa, que lidera mais de 13 mil cooperados no Sul de Minas, Cerrado mineiro e Vale do Rio Pardo (SP), explicou que as temperaturas elevadas acompanhadas de déficit hídrico acentuado durante a florada, além de comprometerem a estrutura do botão floral, reduzem o índice de pegamento e podem, até mesmo, provocar a queda dos chumbinhos recém-formados. Esse cenário teria seu efeito aumentado se as lavouras apresentarem alto índice de desfolha, acrescentou a cooperativa.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink