Copa e feriados nacionais ditam demanda no mercado de ovos
CI
Agronegócio

Copa e feriados nacionais ditam demanda no mercado de ovos

Cotações ainda não esboçaram reações
Por:
O mercado de ovos brasileiro nos últimos dias mostram que suas cotações ainda não esboçaram reações e a postura de agentes ainda é conservadora, diante das incertezas do mercado, segundo levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepea). Por um lado, agentes acreditam que a demanda por ovos deva aumentar durante o evento esportivo, não só para o consumo do produto em si, mas também como matéria-prima na confecção de diversos outros alimentos. 

De acordo com o Cepea, o que direcionou de fato o mercado, especialmente nos dias que antecederam a abertura da Copa, foi a antecipação de cargas. "A concentração dos negócios em alguns dias acaba gerando uma elevação pontual da demanda. Isso sem contar a procura de ovos para a produção de alimentos típicos de festas juninas/julinas, que já dão sinais de aquecimento, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do País", afirmam os analistas da entidade. "Em alguns momentos, a temperatura mais amena também deu sua contribuição, principalmente para o aumento da demanda por ovos - o clima ainda não afetou a produção". 

Por outro lado, agentes se preocupam com problemas logísticos de acessibilidade ao mercado - algumas manifestações têm atrapalhado a entrega de mercadorias. Além disso, a redução dos dias para a negociação com os decretos de feriados em algumas capitais que sediam os jogos e o feriado prolongado de Corpus Chisti limita ainda mais o tempo de comercialização e entrega. O adiantamento das férias escolares também prejudicam as vendas de ovos, visto que não há demanda para merenda escolar. 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink