CI

Coreia do Sul mobiliza Exército para acelerar abate de aves devido à gripe aviária

A quarentena e as restrições sanitárias foram implementadas após os primeiros casos, mas a gripe se espalhou


A quarentena e as restrições sanitárias foram implementadas após os primeiros casos, mas a gripe se espalhou

A Coreia do Sul mobilizou nesta segunda-feira as Forças Armadas para desempenhar um papel ativo no seu maior abate de aves já visto, à medida que a propagação de um surto de gripe aviária altamente contagiosa continua, com a ordem de que 1,6 milhão de aves sejam abatidas nas áreas afetadas dentro de 24 horas.

O último abate, anunciado em uma declaração do Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais, faz com que o número total de aves a serem abatidas ficasse em 26 milhões, em um surto confirmado em 18 de novembro.

Depois de ter protegido as instalações afetadas pelo surto, os militares da Coreia do Sul agora ajudarão ativamente a destruir as aves e desinfetar fazendas para acelerar o abate, disse o ministério. Os abates anunciados anteriormente levaram de dois a três dias para serem completados, devido à falta de mão de obra, disse.

A rápida disseminação do vírus H5N6 levou Seul a aumentar seu alerta de gripe aviária para o mais alto nível possível pela primeira vez. A mobilização do Exército vem em meio a temores de uma epidemia regional no nordeste da Ásia, com o Japão e a China lutando também para conter a propagação da gripe aviária.

Mais de 78 por cento dos pássaros abatidos na Coreia do Sul são de galinhas poedeiras, de acordo com a declaração do ministério. Com a redução dos estoques de ovos, o ministério disse que suspenderá temporariamente as tarifas sobre ovos importados e também financiará algumas taxas de remessa para aliviar a escassez.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.