Coronavírus muda padrão de consumo e afeta o agro, diz SNA

Imagem: Pixabay

PANDEMIA

Coronavírus muda padrão de consumo e afeta o agro, diz SNA

“Estamos passando por alterações macroambientais sem precedentes"
Por: -Leonardo Gottems
2468 acessos

A disseminação do coronavírus está impactando a cadeia do agronegócio no Brasil e no mundo no momento em que está provocando a restrição da circulação de pessoas e mercadorias, mudanças nos padrões de consumo e alteração nos fluxos dos setores de distribuição e serviços. Foi isso que informou o diretor técnico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e professor de Administração da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Fava Neves, divulgou. 

Nesse cenário, Fava Neves, que é também especialista em planejamento estratégico do agronegócio, afirma que “estamos passando por alterações macroambientais sem precedentes nos últimos 30 anos”, e que “esse impacto gera tanto crises como oportunidades. Toda essa situação de crise mundial poderá levar ao aceleramento das reformas no Brasil, e é por esse caminho que eu gostaria que as coisas andassem”, completa. 

Levando em consideração o setor econômico brasileiro, ele chama a atenção para um cenário “que irá impactar no crescimento do PIB mundial e brasileiro, com fuga de capitais, desvalorização de ativos, encarecimento dos insumos em dólar e crise de confiança. Deveremos observar menores taxas de juros, menor gasto de energia, com queda de preços e custos, fretes mais baratos, bem como o aumento de receitas de exportação com a desvalorização do real”, completa. 

“Há uma necessidade de maior educação sanitária, com melhores hábitos de higiene, aprendizagem para o trabalho e educação a distância, bem como o aumento do engajamento e do coletivismo. Estamos vivendo um momento de conscientização em toda a sociedade, que nos levará a aprendizados para o futuro”, conclui o especialista. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink