CI

Corredor de umidade mantém condições de chuvas

Tempo fica mais encoberto e com chuvas a qualquer momento


Foto: Arquivo

A segunda-feira (14/03) ainda será marcada por instabilidades em praticamente todo o território nacional. Isso por conta das instabilidades remanescentes da passagem da última frente fria, que conseguiu mudar o padrão das chuvas.

Além disso, os ventos de altitude e a combinação entre o calor e umidade eleva ainda mais as condições para chuvas, pode chover forte na metade norte do Centro-Oeste, extremo Norte do Nordeste e em praticamente toda a parcela central da região Norte.

No extremo sul do país e até mesmo em alguns pontos do Sul do Centro-Oeste, o avanço de uma massa de ar mais seco vai diminuindo gradativamente as condições para chuvas. O amanhecer ainda é ameno na metade Sul do país, mas com as tardes um pouco mais quentes. 

O corredor de umidade também mantém o padrão de tempo mais fechado e chuvoso na parcela central do país, influenciando a metade sul da região centro-oeste e metade leste da região Sul.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As instabilidades ganham intensidade sobre a região, graças ao forte fator termodinâmico (calor e umidade), em conjunto com os ventos mais intensos nas partes mais altas da atmosfera. Deste modo, pode chover em todas as localidades da região norte, mas os maiores volumes ficarão concentrados entre o leste do AM, metade oeste do PA e RR. Em algumas localidades e até na região metropolitana de Manaus, os volumes podem superar os 80 mm no decorrer do dia. Essas instabilidades poderão ser na forma de fortes tempestades e ocorrer em curtos períodos de tempo, especialmente no período da tarde. 

Região Nordeste

As instabilidades de altitude provocam alterações no tempo sobre praticamente toda a região. Além disso, a influência da Zona de Convergência Intertropical pelo norte, mantém um padrão de chuvas volumosas. Deste modo, as chuvas podem superar a marca dos 60 mm na grande região de Ibiapaba e regiões próximas, pelo lado do PI. As instabilidades ficam bem distribuídas sobre o MA, RN, PB e PE, onde os volumes variam entre 5 e 20 mm. Porém, entre o sul de PI, norte, oeste e sul da BA o tempo será mais seco, especialmente nas áreas do centro e sul da Bahia. Já no litoral da BA, SE e AL, as instabilidades podem ocorrer de forma fraca, pontual e passageira.

Região Centro-Oeste

A presença de um corredor de umidade sobre a região em conjunto com as instabilidades de altitude, garantem uma boa distribuição das chuvas sobre a metade norte do centro-oeste. Assim, as chuvas poderão ser intensas sobre a grande região de Alta Floresta, com acumulados podendo superar a marca dos 60 mm no decorrer do dia. Sobre o leste do GO, as instabilidades também ganham força e pode chover forte resultando em 40 mm pontualmente. Sobre o MS, o maior destaque é o avanço da área de alta pressão, o que diminui a formação das nuvens carregadas. Esse tempo mais seco vai dominar a metade oeste e sul do estado sul-mato-grossense. Nas demais regiões as chuvas podem ocorrer a qualquer momento do dia, promovendo acumulados entre 10 e 30 mm.

Região Sudeste

A presença de instabilidades remanescentes da última frente fria, mantém o padrão chuvoso sobre boa parte da região. Sobre o estado de SP, metade sul de MG e sul do RJ, o tempo terá uma maior cobertura de nuvens e pode chover a qualquer momento do dia. No Vale do Paraíba, as chuvas podem ser intensas em alguns momentos, o que poderá resultar em acumulados acima dos 40 mm ao longo do período. Entretanto, na metade norte de MG e norte do RJ , as condições para chuvas serão menores. Já no ES, os ventos oceânicos contribuem para a formação das nuvens carregadas mas, na forma de pancadas fracas e passageiras. 

Região Sul

O avanço de uma área de alta pressão começa a diminuir as condições para chuvas na metade sodoeste da região. O céu pode ficar limpo na metade oeste e sul do RS, extremo oeste de SC e também do PR. Entretanto as temperaturas continuam amenas, especialmente no período da manhã, os termômetros sobem um pouco mais no oeste de SC e sudoeste do PR. Por outro lado, em praticamente toda a metade leste da região, até mesmo alguns pontos no centro de SC e do PR as chuvas continuam presentes. O tempo ficará bastante encoberto e pode chover a qualquer momento do dia, mas de forma fraca e sem riscos para eventuais temporais.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.