CI

Corrida para vencer novo prazo da vacina da aftosa no RS

Conforme levantamento preliminar da secretaria, ainda é preciso vacinar de 30% a 50% dos animais de até 24 meses no Estado


Os mais de 500 milímetros de chuva que caíram sobre Santana do Livramento em novembro interromperam a estrada que liga o município à chácara de Orlei Mendes. Sem sequer poder chegar até sua propriedade, Mendes não conseguiu vacinar o saldo de novilhas que ainda não haviam tomado a dose contra a febre aftosa.

Assim como Mendes, centenas de produtores não venceram o prazo de vacinação devido à chuva. Diante das dificuldades, o Ministério da Agricultura autorizou a Secretaria de Agricultura a prorrogar por mais 15 dias o prazo para vacinação. O período deveria ter sido encerrado no dia 30 de novembro.

Conforme levantamento preliminar da secretaria, ainda é preciso vacinar de 30% a 50% dos animais de até 24 meses no Estado. O número varia conforme a região. O chefe do serviço de doenças vesiculares da pasta, Fernando Groff, diz que Pelotas e Itaqui são os municípios com mais animais a serem imunizados. A Fronteira Oeste, Região Sul e Campanha, de uma maneira geral, são as que apresentam maior déficit na vacinação. Groff ressalta que a meta no Estado é vacinar cerca de 90% dos bovinos e búfalos de até dois anos.

Este é, excepcionalmente, o terceiro período de vacinação no ano. Em 2010, a imunização ocorre em maio e novembro. Nesse período de prorrogação, os procedimentos para vacinação não mudam.

O ministério descarta a possibilidade de prorrogar por mais tempo o período de vacinas. A recomendação, reforça a secretaria, é aplicar o mais rápido possível a dose do medicamento nos animais:

– Há chance de seguir chovendo. Então, é melhor aproveitar quando o tempo dá uma trégua e vacinar os animais logo – alerta Groff.

Pensando nisso, Mendes se dirigiu até a inspetoria veterinária de Livramento e na quarta-feira mesmo estava em uma agropecuária para aquisição das doses necessárias para imunizar o restante de seu rebanho:

– Vou tentar vacinar o quanto antes, assim que arrumarem a estrada que dá acesso à propriedade. Além de atrasar a vacina, a chuva arrasou as plantações de milho, mandioca e melancia – destacou o produtor.

Oficialmente, a campanha nacional de vacinação contra a aftosa em 17 Estados e no Distrito Federal se encerrou no último dia 30.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.