CI

Cortadores de cana voltam ao trabalho após greves em SP

A última das seis usinas a ter a situação normalizada foi a Zanin, na manhã desta segunda-feira


Reuters - Cortadores de cana que estavam em greve e afetavam na semana passada o funcionamento de seis usinas no Estado de São Paulo voltaram ao trabalho, informou nesta segunda-feira (18-06) a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp). A última das seis usinas a ter a situação normalizada foi a Zanin, na manhã desta segunda-feira. Esta usina, de Araraquara, foi obrigada a suspender a produção na semana passada por falta de matéria-prima.

"A situação está regularizada em todas elas. Na última delas (a Zanin), a situação se resolveu agora há pouco", disse o presidente da Feraesp, Élio Neves. Os acordos foram favoráveis aos trabalhadores, na avaliação de Miguel Ferreira dos Santos Filho, diretor da Feraesp, sem dar mais detalhes. Ele afirmou que alguns dos acordos foram provisórios, até uma nova rodada de conversas.

Os cortadores exigiam aumento do piso salarial, melhores condições de trabalho, modificações no sistema de pagamento e fim da terceirização de mão-de-obra. A data-base para cortadores de cana é 1o de maio. Segundo a assessoria de imprensa da Feraesp, as usinas ofereceram apenas a reposição da inflação no período, de aproximadamente 5 por cento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.