Corteva aguarda liberação de soja Conkesta na China

LANÇAMENTO

Corteva aguarda liberação de soja Conkesta na China

"No Brasil a variedade já está aprovada"
Por: -Leonardo Gottems
873 acessos

A Corteva, Divisão agrícola da DowDuPont, está aguardando a aprovação da variedade de soja Conkesta na China para poder lançá-la no mercado brasileiro na safra 2019/2020. De acordo com Antônio Cesar Santos, pesquisador da Corteva, em informações divulgadas durante o XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia e X Congresso Latino-americano de Entomologia, a Conkesta já está liberada no Brasil, mas necessita do veredito positivo da China para começar a ser produzida, visto que os orientais são os maiores compradores de soja do mundo. 

“No Brasil ela já está aprovada, ela foi aprovada pela Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio) e pelo CNBS (Conselho Nacional de Biossegurança). A China é o maior importador de soja, então eles têm um sistema de aprovação dessas proteínas. Então, a Conkesta em si, com as proteínas BT, ela já estaria aprovada, nós estamos na dependência da aprovação do componente de tolerância a herbicidas, que deve acontecer no início de 2019”, explica. 

Nesse cenário, o pesquisador salienta que a chegada dessa nova variedade de soja pode ser muito importância para o controle de resistência, já que ela possui proteínas que são capazes de repelir os insetos. Assim, Santos explica que a Conkesta se diferencia das demais por conter duas proteínas específicas ao invéz de uma. 

“São duas proteínas inseticidas, onde a planta expressa essas proteínas para controlar os principais insetos. Uma das vantagens da soja Conkesta é que, tendo essas proteínas você tem um controle sobre um número maior de pragas em relação aos produtos que tem só uma proteína”, finaliza.  

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink