MERCADO

Cotações do trigo em patamar baixo nos EUA

Dólar valorizado leva a baixos números para exportação
Por: -Leonardo Gottems
44 acessos

As cotações do trigo caíram nos EUA para o mesmo baixo patamar registrado nos meses de agosto/setembro deste ano, informa a Consultoria Trigo e Farinhas. Os baixos números para exportação de trigo que o mercado vem apresentando estão derrubando os preços das bolsas americanas nas últimas 4 sessões. 

A T&F aponta também o dólar valorizado frente as outras moedas como fator que está tirando a competitividade do grão norte-americano em um ano em que a Rússia colheu uma supersafra: “Os preços estáveis do trigo russo para exportação em US$ 192,50 por tonelada para o grão de 12,5% de proteína poderiam até ser uma ajuda ao mercado americano, mas a concorrência vem de todos os lados quando falamos do trigo especificamente, maior que a do milho e da soja”. 

Segundo a Consultoria, os preços baixos dessa temporada também estão influenciando no plantio da safra de inverno 2018, que está 3% abaixo do esperado pelo mercado. As opiniões dos especialistas americanos são divergentes. O International Grains Council indica que “devido a retornos relativamente baixos para as variedades de inverno e primavera toda a área de trigo dos EUA está projetada para cair a um nível mínimo histórico”. 

Já o analista Mark Welch da Texas A&M University prevê que a área de trigo crescerá pela primeira vez em quatro anos. “Porém ambos concordam que o plantio médio americano ainda é historicamente baixo. As cotações voltaram para dentro do canal de tendência de baixa iniciado em meados de outubro. Os atrasos no plantio da safra de inverno 2018 também preocuparam o mercado nesse início de semana”, conclui o analista da T&F Luiz Fernando Pacheco. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink