CI

Cotrijal adquire aparelho de ultrassonografia veterinária

Os produtores de leite da Cotrijal vão ter à disposição, em algumas semanas, um moderno equipamento de ultrassonografia que possibilita a análise de todo o sistema reprodutivo dos bovinos


Os produtores de leite da Cotrijal vão ter à disposição, em algumas semanas, um moderno equipamento de ultrassonografia que possibilita a análise de todo o sistema reprodutivo dos bovinos. O aparelho foi adquirido da empresa Imagem S.A, de São Paulo, e já está sendo utilizado para treinamento dos profissionais do Departamento Veterinário da cooperativa.

Segundo o gerente de Produção Animal da Cotrijal, João Batista Chaise, o principal benefício da ultrassonografia veterinária é a possibilidade de identificação de problemas que com o simples toque retal não se consegue descobrir. “Assim como temos a chamada agricultura de precisão, devemos buscar uma pecuária leiteira de precisão, porque a eficiência é fundamental nessa atividade para você obter retorno financeiro”, ressalta, explicando que o novo equipamento possibilita a redução de perdas na produção de leite devido a problemas no aparelho reprodutivo.

O proprietário da empresa Imagem S.A, José Célio Figueiredo, afirma que a ultrassonografia é uma ferramenta indispensável para a boa condução do manejo reprodutivo dos bovinos. Ele dirigiu o treinamento inicial dos profissionais da Cotrijal para o uso adequado do aparelho e avalia que a iniciativa da cooperativa de fazer esse investimento demonstra o interesse em auxiliar o produtor a ter melhores resultados. “Essa ferramenta tem custo significativo, mas que se dilui facilmente diante dos benefícios que ela oferece”, destaca, analisando que vacas que repetem cio, que precisam ser inseminadas várias vezes até emprenhar, causam prejuízo duplo para uma propriedade. “Você tem o gasto com a inseminação e ainda com a perda de produção, o que pode ser evitado se com o aparelho de ultrassonografia se conseguir identificar as causas desses problemas”.

O equipamento de ultrassongrafia veterinário é semelhante ao utilizado em seres humanos. As imagens são geradas para o terminal de vídeo através da introdução do transdutor no sistema reprodutivo do animal, guiado pelo médico veterinário. Dessa forma, é possível visualizar os órgãos reprodutores e analisar suas condições. Além disso, com 67 dias de prenhez se pode, inclusive, determinar o sexo do feto. As informações são da assessoria de imprensa da Cotrijal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.