CI

Cotrijal é maioria entre os campeões em produtividade de soja

Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja no RS



Dos 19 cases dos campeões municipais do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja no Rio Grande do Sul - Safra 2013/2014 - apresentados pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) e Cotrijal durante fórum realizado na quinta-feira,17/07, no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, 14 são produtores associados da Cotrijal.

"É um indicador que reforça que a Cotrijal está no caminho certo e com a estratégia certa. De fazer mais, fazer melhor e fazer diferente", comemora o superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima. 

"Isso mostra a importância que tem a assistência técnica junto ao quadro de associados", enfatiza o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica. 

"É muito bom ter a Cotrijal como parceira desse evento. É uma cooperativa que leva os desafios a sério. O resultado não poderia ter sido melhor", destaca o diretor executivo do CESB, Alexandre Abbud. 

Além de apresentar os cases vencedores, o Fórum mostrou aos participantes as estratégias e tecnologias bem-sucedidas empregadas para as lavouras alcançarem a máxima produtividade de soja. 

Homenagens

Os Campeões Municipais e Estaduais de Produtividade de Soja do Rio Grande do Sul, e também os campeões da Cotrijal, receberam certificado e foram homenageados com uma placa em reconhecimento a importante participação e desempenho em um evento de caráter nacional que visa uma nova realidade para a cultura da soja. 

A ideia do projeto é alcançar patamares superiores a 100 sacos por hectare. "O que é possível. Mesmo em ano de seca, algumas áreas da Cotrijal colheram quase 90 sacos por hectare. Praticamente o dobro da média no Estado, que não chega a 50 sacos por hectare", ressalta o gerente de Produção Vegetal, Silvio Biasuz. 

Neste ano, o CESB Cotrijal atraiu a participação de 130 produtores, envolveu 39 técnicos e as 14 unidades da cooperativa. Ao todo, foram 142 as áreas inscritas e 89 as áreas colhidas. 

Os campeões

O vencedor do CESB Cotrijal 2014, concurso promovido pela cooperativa, foi a Agropecuária Mattei, de Tapera, que mesmo em ano de seca chegou a volumes de produção de soja em área não irrigada de 84,58 sacos por hectare. A colheita ocorreu em 100% da área de cinco hectares inscrita. 

O técnico da cooperativa Givago Souza Borghetti, que assiste propriedade, também obteve recorde de produtividade em nível estadual em área irrigada do produtor Osmar Reimann, de Cruz Alta. Lá, a colheita chegou a 94,90 sacos por hectare. 

"Além da escolha da área, foi dada uma atenção especial a parte genética, um melhor arranjo de plantas e, principalmente manejo preventivo. Fazendo as coisas no momento certo para extrair o melhor benefício do que se está utilizando na lavoura", adianta Givago. 

O campeão gaúcho é Vitor Baseggio, de Erechim, que teve colheita de mais de cem sacos por hectare, em área de sequeiro. Ele também foi o melhor em nível municipal, na classificação geral dos produtores participantes do Desafio do CESB. Em Não-Me-Toque, quem se destacou foi o produtor Clóvis Fernando Birk. O associado da Cotrijal colheu 80,3 sacos por hectare, em área de alta produtividade. 

O vencedor nacional, na categoria soja não irrigada, foi o produtor Matheus Eduardo Tochetto, de Minas Gerais. O agricultor produziu 109 sacas/ha. 

Estratégias - O membro do CESB e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ricardo Balardin, apresentou dados sobre os produtores campeões. 

"Produzir é uma arte. O que a gente observa é que os campeões tiveram o cuidado de trabalhar o perfil do solo em profundidade e se preocuparam com o enraizamento", ressaltou. 

A programação abriu ainda espaço para debate com profissionais e pesquisadores da área que abordaram temas relacionados à produção de soja no Brasil e quais fatores e estratégias contribuíram para as altas produtividades apresentadas nos cases dos vencedores. 

Novo desafio - Interessados em participar do próximo Desafio do CESB precisam ficar atentos ao período de inscrição que vai de 11 de agosto de 2014 a 15 de janeiro de 2015. Mas informações no site www.cesbrasil.org.br

Confira a lista dos campeões e as fotos do evento no site: www.cotrijal.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.